15.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

WiFi Livre SP: Como funciona o serviço de internet gratuita

Na capital paulista o paulistano pode utilizar internet gratuita disponibilizada pela Prefeitura de São Paulo com sinal Wi-Fi em diversos locais públicos com grande circulação de pessoas como praças e parques. Atualmente são 120 locais públicos atendidos com o serviço de internet gratuita WiFi Livre SP, com o intuito de promover a inclusão digital.

O projeto WiFi Livre SP é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que foi criado em 2014, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo e a Secretaria de Serviços.

A qualidade e a velocidade da conexão são estabelecidas pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, por meio do Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha, instalados em cada uma dos espaços públicos. A velocidade mínima de conexão é de 512 kbps, atendendo de 50 a 250 usuários simultaneamente, permitindo que os usuários acessem redes sociais ou aplicativos desejados.

A disponibilidade da internet gratuita fortalece as ações para estimular a cultura digital em nossa cidade e também promover uma ocupação cada vez maior das pessoas nos espaços públicos. Não é necessário realizar cadastro para utilizar o serviço. No próprio smartphone, tablet ou notebook basta o usuário localizar a rede WiFi Livre SP e conectar seu aparelho.

Projeto de expansão do WiFi Livre SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, prevê a ampliação da rede pública de Wi-Fi para mais de 500 localidades, abrangendo espaços como bibliotecas, centros desportivos e pontos turísticos, entre outras localidades.

Uma consulta pública foi realizada entre os meses de julho e setembro de 2017 para definir, em parceria com a sociedade e o mercado, de forma transparente, o modelo de negócio para a expansão desta rede de conectividade, o aperfeiçoamento dos aspectos tecnológicos e as novas localidades, entre outras questões.

Informações mais detalhadas sobre o projeto de expansão e as contribuições recebidas estão disponíveis no site da Secretaria de Desestatização e Parcerias.

Está sendo desenvolvida a modelagem econômico-financeira do serviço, que deverá ser concluída em meados de 2018, quando deverá ser lançada a licitação.

Foto: Fábio Arantes/Secretaria de Comunicação

Locais onde estão instalados os pontos de Wi-Fi

A relação dos pontos de internet gratuita Wi-Fi constam em um arquivo PDF disponibilizado no site da Prefeitura de São Paulo.

Observação: Houve substituição recente da Praça Orlando Vilas Boas pela Praça Ayrton Senna.

WiFi Livre SP

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS