18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Metrô amplia horário de funcionamento da Estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás

A partir desta segunda-feira, dia 19 de março, a operação assistida entre as estações Brooklin e Eucaliptos da Linha 5-Lilás do Metrô, que ocorre gratuitamente de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, terá seu horário de funcionamento ampliado e passará a acontecer das 9h às 16h. Os passageiros que desejam seguir viagem até a Estação Capão Redondo precisam desembarcar na Estação Brooklin e pagar a passagem nos bloqueios.

A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de Metrô, permitindo a apresentação da nova estação aos passageiros e a maturação dos equipamentos e sistemas, bem como os de alimentação elétrica, sinalização e controle de tráfego, e também de telecomunicações. O horário de operação da Estação Eucaliptos será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa, como em toda a rede metroviária.

Estação Eucaliptos

A Estação Eucaliptos, localizada no bairro de Moema, foi inaugurada no dia 2 de março, após sucessivos atrasos. Com mais esta nova estação, o Metrô de São Paulo passou a contar com 83,3 quilômetros de extensão e 73 estações, atendendo a cerca de 4,5 milhões de passageiros por dia.

Seguindo o padrão arquitetônico adotado nas novas estações da Linha 5-Lilás, a Estação Eucaliptos também conta com uma grande cúpula de vidro em seu acesso principal, criando um elemento visual marcante, que permite a ampla entrada de luz natural para seu interior, gerando economia de energia elétrica. Esses vidros também têm a função de proteger a entrada de raios ultravioleta e reduzem a retenção de sujeira, facilitando sua limpeza.

O principal acesso da nova Estação Eucaliptos fica na Avenida Ibirapuera, 3144, entre as avenidas Cotovia e dos Eucaliptos. Neste local, foi possível a criação de uma praça com elementos visuais que se integram à paisagem da região, formada por grandes edifícios revestidos com vidros. Para isso, o projeto arquitetônico contemplou a construção de 11 aberturas cobertas com vidros, que levam a iluminação natural e ventilação do nível da rua até as plataformas.

Além do acesso principal, há também a entrada secundária, que fica no lado oposto da Avenida Ibirapuera, ao lado do Shopping Ibirapuera e da Avenida dos Imarés. Ao todo, a Estação Eucaliptos tem 9.300 m² de área construída e 23,4 metros de profundidade, que foram divididos em quatro pavimentos.

nova estação eucaliptos
Foto: Metrô de São Paulo

Totalmente acessível, a estação conta com cinco elevadores que permitem a interligação da rua com o mezanino e as plataformas, 13 escadas rolantes, piso podotátil direcional e fita antiderrapante nas escadas fixas. A nova Estação Eucaliptos irá atender 20 mil passageiros por dia. A nova estação ainda não conta com as portas de plataforma, em razão dos atrasos na entrega dos equipamentos, o Metrô de São Paulo abriu processo administrativo contra a Bombardier Consortium, cujas multas podem chegar a R$ 37,3 milhões.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O que tem nas imediações da Estação Eucaliptos?

Nas imediações da Estação Eucaliptos a população conta com diversos estabelecimentos como:

Bourbon Convention Ibirapuera Hotel: O hotel da rede Bourbon é a opção ideal para realização de eventos, hospedagem de grupos e para pessoas que estão na cidade de São Paulo a negócios ou lazer. Localizado na Avenida Ibirapuera, 2927.

Shopping Ibirapuera: O shopping que tornou-se ponto de referência no bairro de Moema. Localizado na Avenida Ibirapuera, 3103.

Shopping Móveis Moema: Um shopping de decoração e móveis planejados. Localizado na Avenida Ibirapuera, 3303.

Supermercado Pão de Açúcar: A loja está localizada na Avenida Ibirapuera, 3068.

2BEES Doçaria Bistrô: Bolos, tortas, mousses, sobremesas. Muito sabor e muita variedade na Doçaria 2Bees. Localizada na Avenida dos Imarés, 36.

Caixa Econômica Federal: A agência fica localizada na Avenida Ibirapuera, 3024.

Moto Remaza: Concessionária de motos do Grupo Honda. Localizada na Avenida Ibirapuera, 2948.

Tok & Stok: A loja é referência em móveis e decoração no Brasil. Localizada na Avenida Ibirapuera, 2904.

Informações

Para informar sobre o novo horário de funcionamento da Estação Eucaliptos, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais.

Em caso de dúvidas, os passageiros têm à disposição a Central de Informações do Metrô, pelo telefone 0800 770 7722, que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS