20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de São Paulo lança edital para obras de segurança viária em São Miguel Paulista

O Centro de São Miguel Paulista, na Zona Leste, irá ganhar nova configuração viária dentro do Programa Trânsito Seguro da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. Nesta quarta-feira, dia 7 de março, foi publicado no Diário Oficial da Cidade o edital para a contratação do desenvolvimento do projeto executivo e da execução das obras.

Uma das regiões com maior índice de atropelamentos na cidade de São Paulo, as ruas irão ganhar obras para acalmamento como avanços de calçada, faixas elevadas e alargamento de calçada com o objetivo de priorizar o espaço para pedestres e transporte público. O texto publicado prevê a entrega das propostas até o dia 9 de abril.

Ao todo, serão implementadas 18 intervenções específicas dentro da Área Calma de São Miguel Paulista, cujo perímetro engloba a Estação São Miguel Paulista da Linha 12-Safira da CPTM, o calçadão de comércio na Rua Serra Dourada, o Mercado Municipal e a Capela de São Miguel Arcanjo, localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, mais conhecida como Praça do Forró.

As medidas de moderação de tráfego incluem travessias e interseções elevadas, extensões do passeio, ilhas de refúgio e rebaixamento de guias. Além disso, o projeto tem como escopo melhorias na acessibilidade, pavimentação, drenagem, iluminação, sinalização e paisagismo.

“A proposta que vamos implementar em São Miguel é inédita na América Latina. Vamos mudar a cara do centro comercial da região e torná-lo mais seguro e acessível para todos, priorizando vidas. Um projeto com essa proporção, localizado a 24 km do centro da cidade, nunca foi feito antes”, afirma o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Na Avenida Marechal Tito, importante eixo comercial por onde passam 40 linhas de ônibus (com frequência de 354 ônibus/hora pico, em ambos os sentidos), a proposta consiste em modificar a operação do sistema viário em seu trecho mais estreito, tornando-o exclusivo para ônibus por três quadras e proibindo a passagem de automóveis individuais. Estes, por sua vez, serão direcionados para rotas alternativas nas ruas do entorno.

“A princípio vamos fazer uma intervenção temporária para aprimorar a proposta. A mudança vai melhorar a qualidade de vida das pessoas na região. A Marechal Tito tem calçadas muito estreitas, e os pedestres competem por um espaço na rua com ônibus, motos e veículos particulares. Daí, o alto índice de atropelamentos”, completa Sérgio Avelleda.

O projeto será uma continuação do processo de requalificação da Área Calma (com velocidade reduzida) já implementada na região pela Companhia de Engenharia de Tráfego.

A ação em São Miguel Paulista também conta com uma avaliação de impacto na região. Todo o planejamento, implementação e execução estão sendo avaliados e monitorados em detalhes por pesquisadores das instituições parceiras. Com isso, será possível medir como era a região antes e depois das mudanças, tornando o projeto passível de ser replicado em outros bairros de São Paulo que possuem condições de trânsito parecidas.

O projeto conta com conjunto com diversos parceiros, dentre os quais a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, o World Resources Institute, a National Association of City Transportation Officials – Global Designing Cities Initiative, o International Road Assessment Programme, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP)/Citi Foundation e o Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas.

Sobre a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito

Anualmente, 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito no mundo. A menos que ações imediatas sejam tomadas, esse número pode chegar a 1,9 milhão em 2020. Por isso, a Organização das Nações Unidas estabeleceu a “Década de Ação para Segurança no Trânsito” (2011-2020), visando reduzir pela metade o número de vítimas do trânsito até o fim do período.

A Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito apoia a Prefeitura de São Paulo na implementação de intervenções de segurança viária baseadas em evidência e com o objetivo de reduzir lesões e mortes no trânsito.

O programa dá suporte às cidades parceiras no desenvolvimento e implementação de: comunicação e campanhas de massa de mudança de comportamento para promover um trânsito mais seguro e em conformidade com as regulamentações vigentes; melhorar a fiscalização; promover o desenho urbano para tornar as ruas mais seguras; melhorar a coleta de dados e o monitoramento dos usuários; e aumentar a sinergia entre todos os atores envolvidos.

Além da capital paulista, o projeto atua em outras nove cidades ao redor do mundo: Fortaleza, Bogotá, Acra, Adis Abeba, Bandung, Bangkok, Ho Chi Minh, Mumbai e Xangai.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS