17.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Otima leva conceito de Cidade Inteligente para a Campus Party Brasil 2018

Durante a 11ª edição da Campus Party Brasil, que aconteceu entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o público que visitou a área Open Campus pode se deparar com uma miniatura da Avenida Paulista sendo abastecida pela energia elétrica de duas bicicletas, a miniatura estava na entrada do evento.

O objetivo da ação desenvolvida pela Otima, empresa de mídia out-of-home, foi mostrar ao público em geral e aos campuseiros que uma cidade inteligente e sustentável é possível.

Porém é preciso reiventar e repensar a organização urbana e aplicar novas tecnologias que facilitem a vida das pessoas e sua relação com a cidade, algo que a Otima vêm sem empenhando para acontecer na prática.

avenida paulista
Foto: Divulgação/Otima

A energia gerada pelas pedaladas acendeu as luzes do metrô, de dois abrigos de ônibus e de dois painéis digitais representados na miniatura.

Esses painéis trouxeram dados computados por meio da Internet of Things (Internet das Coisas), apontando ao fato de que a cidade é equipada com Internet das Coisas, integrando edifícios, transportes, equipamentos, sensores que avisam sobre acidentes e painéis eletrônicos, e ainda conta com um centro de gerenciamento e monitoramento, que recebe informações em tempo real e repassa aos cidadãos de acordo com sua localização.

A quantidade de energia gerada pelos participantes foi mostrada em um painel digital da empresa localizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Confira abaixo um vídeo que mostra como o circuito funcionava:

“Nosso propósito é mostrar a influência que as pessoas têm no ambiente em que vivem”, explica Anderson Santos, head de Planejamento Estratégico da Otima.

“Entenderem que até mesmo a energia pode ser gerada pela propulsão humana. Com a mente aberta e uma mudança de comportamento, seja no âmbito pessoal ou empresarial, é possível termos uma cidade mais integrada, colaborativa e agradável”.

Em 2017, durante a 10ª edição da Campus Party Brasil, a Otima levou para o evento um protótipo de ponto de ônibus do futuro, que contava com kit de Internet das Coisas com painel de energia solar; captação de água com sensor de chuva; lixo com sensores de nível; contagem de pessoas e sensores de CO², de presença, de ruído, de raio ultravioleta, de temperatura e de umidade.

bicicletas
Foto: Divulgação/Otima

“A Campus Party é o local ideal para trocar ideias. Nosso objetivo como empresa atuante nas ruas da cidade é levar serviços à população que caminhem na mesma direção da integração e da sustentabilidade”, explica.

“Seja por meio de aplicativos de mobilidade ou da instalação de Wi-Fi nos abrigos de ônibus, por exemplo, estamos sempre pensando, por meio da tecnologia, em alternativas e em novas formas de melhorar o dia a dia das pessoas nas cidades onde atuamos”.

A miniatura foi feita com blocos de montar. O software que integra todo o sistema de automação foi desenvolvido em parceria com a empresa Inviron Technologies.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS