Durante a 11ª edição da Campus Party Brasil, que aconteceu entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o público que visitou a área Open Campus pode se deparar com uma miniatura da Avenida Paulista sendo abastecida pela energia elétrica de duas bicicletas, a miniatura estava na entrada do evento.
O objetivo da ação desenvolvida pela Otima, empresa de mídia out-of-home, foi mostrar ao público em geral e aos campuseiros que uma cidade inteligente e sustentável é possível.
Porém é preciso reiventar e repensar a organização urbana e aplicar novas tecnologias que facilitem a vida das pessoas e sua relação com a cidade, algo que a Otima vêm sem empenhando para acontecer na prática.
A energia gerada pelas pedaladas acendeu as luzes do metrô, de dois abrigos de ônibus e de dois painéis digitais representados na miniatura.
Esses painéis trouxeram dados computados por meio da Internet of Things (Internet das Coisas), apontando ao fato de que a cidade é equipada com Internet das Coisas, integrando edifícios, transportes, equipamentos, sensores que avisam sobre acidentes e painéis eletrônicos, e ainda conta com um centro de gerenciamento e monitoramento, que recebe informações em tempo real e repassa aos cidadãos de acordo com sua localização.
A quantidade de energia gerada pelos participantes foi mostrada em um painel digital da empresa localizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Confira abaixo um vídeo que mostra como o circuito funcionava:
https://www.youtube.com/watch?v=OvQok4JUclU
“Nosso propósito é mostrar a influência que as pessoas têm no ambiente em que vivem”, explica Anderson Santos, head de Planejamento Estratégico da Otima.
“Entenderem que até mesmo a energia pode ser gerada pela propulsão humana. Com a mente aberta e uma mudança de comportamento, seja no âmbito pessoal ou empresarial, é possível termos uma cidade mais integrada, colaborativa e agradável”.
Em 2017, durante a 10ª edição da Campus Party Brasil, a Otima levou para o evento um protótipo de ponto de ônibus do futuro, que contava com kit de Internet das Coisas com painel de energia solar; captação de água com sensor de chuva; lixo com sensores de nível; contagem de pessoas e sensores de CO², de presença, de ruído, de raio ultravioleta, de temperatura e de umidade.
“A Campus Party é o local ideal para trocar ideias. Nosso objetivo como empresa atuante nas ruas da cidade é levar serviços à população que caminhem na mesma direção da integração e da sustentabilidade”, explica.
“Seja por meio de aplicativos de mobilidade ou da instalação de Wi-Fi nos abrigos de ônibus, por exemplo, estamos sempre pensando, por meio da tecnologia, em alternativas e em novas formas de melhorar o dia a dia das pessoas nas cidades onde atuamos”.
A miniatura foi feita com blocos de montar. O software que integra todo o sistema de automação foi desenvolvido em parceria com a empresa Inviron Technologies.