21.5 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Algumas práticas que fazem carros poluírem mais

O exponencial aumento da frota tem gerado um grande debate em meio à necessidade de práticas sustentáveis. Manter o veículo em dia com relação as manutenções e revisões não só colabora para a segurança e economia, como também é um grande aliado ao meio ambiente.

Antes de comprar carros, todos deviamos pensar ecologicamente e escolher o modelo que menos gera gases poluentes, mas para quem já tem um, não é impossível poluir menos.

Veja a seguir algumas dicas:

De olho no catalisador

Responsável por converter gases tóxicos em substâncias não tão prejudiciais assim, o catalisador é um dos principais pontos – ou senão principal – quando procuramos meios de poluir menos. Seu desgaste, porém, pode ser convertido resultados alarmantes: uma quantidade excessiva de poluentes é emitida caso esteja com o miolo frouxo ou haja algum furo, dentre outros.

Abasteça com consciência

Pense bem antes de escolher a gasolina ou álcool mais barato, pois quase sempre não é a opção com mais custo-benefício. Além de piorar o desempenho do veículo, adulterados ou de qualidade duvidosa podem gerar uma quantidade absurda de gases poluente. Para saber se o combustível é bom, é preciso observar após o abastecimento: o carro anda fluidamente, sem ficar pesado ou amarrar durante subidas.

Cuidado com o sistema de injeção

Bicos injetores e reguladores de pressão, por exemplo, são responsáveis por regular a quantidade correta de álcool ou gasolina queimada no motor. Se esses componentes – juntos à bomba de combustível e outros sensores – não trabalharem bem, ou seja, estejam com algum defeito, provavelmente irão gerar uma mistura duvidosa, que pode resultar em poluentes potentes.

Não podemos esquecer do motor

Fique atento a vida útil do seu motor, pois se ele já rodou muito e está apresentando falhas, é provável que esteja queimando óleo junto a gasolina ou álcool e, consequentemente, gerando fumaça desnecessária e poluente por aí.

Há um jeito muito prático de saber se a fumaça está em seu estado normal: observe se ela está esbranquiçada. Caso ela esteja acinzentada ou, pior, preta, é sinal que algo está errado. Nesses casos, leve seu veículo à revisão para garantir que o motor esteja funcionando como devia – e, principalmente, evitando uma maior poluição para com o meio ambiente.

Pneus OK

Quando o carro não está devidamente calibrado, seu desempenho automaticamente é prejudicado. O veículo fica pesado, difícil de conduzir e, consequentemente, acaba consumindo mais combustível do que deveria; assim, gases nocivos à atmosfera são gerados.

Outras práticas diárias

Um checklist para quem é novo motorista e vai comprar carros ou mesmo para aqueles que já dirigem há anos, é muito importante manter algumas simples práticas que ajudam – e muito – a evitar esses gases poluentes. Vamos lá?

– Não deixe o pneu careca, eles aumentam o consumo de combustível.
– Não é preciso esquentar excessivamente o motor ao ligar, isso é um mito.
– Não fique com o pé no acelerador enquanto o carro está parado – no congestionamento ou esperando o semáforo abrir.
– Faróis, rádios, luzes e outros equipamentos elétricos devem ficar ligados somente quando necessário.
– Segurar a marcha aumenta o consumo de álcool e gasolina.
– Se você estiver em um congestionamento, que tal desligar o veículo e poupar a emissão de fumaça?
– Vede a tampa do reservatório de combustível.
– Troque regularmente o óleo do carro, de acordo com a necessidade do seu modelo,
– Vazamentos nunca são um bom sinal; por isso, fique atento.

Seguindo algumas regrinhas, podemos unir forças e garantir que estejamos em dia com a natureza. As práticas eco-friendly estão em todo o lugar: na alimentação, higiene, escola e trabalho – e então por que não levá-las para as ruas e estradas? Se preocupar com o meio ambiente não só garante um presente mais agradável, como um futuro de qualidade; por isso, seja consciente na hora de comprar carros ou fazer a manutenção do seu!

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS