20.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Serviço Atende, para transporte de pessoas com deficiência, é ampliado com cem táxis acessíveis

Pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, autistas e surdocegas, terão mais facilidade e apoio para se locomover pela cidade de São Paulo. Após a celebração de um “termo de credenciamento” no mês de março, o Serviço de Atendimento Especial, Atende, tradicionalmente operado por vans, passou a ser executado também por táxis acessíveis pretos. No total, são cem carros do modelo Chevrolet Spin, adaptados com rampas e devidamente identificados com a logomarca do Atende.

Todos os taxistas, vinculados à Cooper TPA, passaram por um treinamento específico que abrange desde conceitos relacionados à deficiência até orientações sobre cuidados e a postura que devem ter com aos usuários. Nesse início de operação, todos os deslocamentos estão sendo monitorados e, os passageiros, solicitados a responder uma pesquisa na qual podem fazer comentários e avaliar o serviço após a viagem.

O atendimento, porta a porta, é prestado para clientes cadastrados e segue uma programação pré-agendada de viagens, quer seja para os atendimentos regulares, eventos aos fins de semana e viagens eventuais. Além do atendimento regular (até seis viagens de ida e volta por semana para escola, trabalho ou tratamentos contínuos), o usuário pode agendar uma viagem eventual por mês para consulta ou exame. Já os atendimentos aos fins de semana, focados em atividades culturais e de lazer, são agendados diretamente pelas instituições que trabalham com pessoas com deficiência.

Criado em 1996, o Atende é oferecido pela Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SPTrans e gratuito aos seus usuários. Além dos cem novos táxis pretos, atualmente o sistema conta com 388 vans adaptadas com elevadores. O atendimento é disponibilizado para cerca de cinco mil usuários cadastrados e, no ano passado, foram realizadas uma média de 75.500 viagens por mês. Para usar o serviço, o usuário precisa se cadastrar nos Postos de Atendimento da SPTrans (www.sptrans.com.br).

Nos últimos cinco anos, o Atende foi premiado de forma consecutiva na categoria “Reabilitação de Pessoas com Deficiência” do Prêmio Marca Brasil, dedicado às empresas reconhecidas pela excelência em seus negócios e serviços.

Maiores informações do Atende: http://sptrans.com.br/passageiros_especiais/atende.aspx

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS