A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação vai realizar nesta quarta-feira, dia 10 de maio, uma atividade dentro das escolas da rede municipal. Os alunos vão receber uma aula de educação no trânsito e conscientização do trânsito.
A atividade faz parte do Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A atividade será voltada para as crianças matriculadas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. O evento é organizado pelo Centro de Educação e Treinamento de Trânsito e será voltado para 170 mil alunos.
Após a aula, onde vão receber uma cartilha com informações sobre travessia segura, leis de trânsito, educação no trânsito, entre outros assuntos, os estudantes vão montar seu próprio laço amarelo, que é o símbolo da campanha do Maio Amarelo.
OUTRAS ATIVIDADES
Além da atividade nas escolas, haverá nesta quarta-feira uma tenda montada no Parque da Juventude onde os ciclistas podem consertar câmaras de ar, encher pneus e fazer regulagens, ajustes e apertos simples nas bicicletas.
Quem passar pelos estandes também vai ser presenteado com uma sacochilas do Maio Amarelo, que são uma ótima opção para levar pequenos objetos enquanto pedala. Os atendimentos nos parques vão acontecer sempre das 8h às 15h seguindo o seguinte cronograma:
11 de maio – Parque do Tietê
12 de maio – Parque Radical
13 de maio – Parque Ibirapuera
TEATRO NO METRÔ
Alunos de artes cênicas que são estagiários na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vão fazer apresentações nas estações do Metrô de São Paulo. Na peça os cinco jovens atores vão mostrar a importância de convivência entre os modais e os conflitos que muitas vezes surgem no trânsito entre motoristas e ciclistas.
A peça tem duração de 30 minutos e é gratuita. A programação no Metrô será sempre às 12h e às 14h nas estações:
10 de maio – Estação Brás
11 de maio – Estação Vila Prudente
12 de maio – Estação Tatuapé
PROGRAMAÇÃO
A cada semana, a programação do Maio Amarelo foca em um modal. Na primeira semana as atividades foram voltadas para o pedestre e, nesta semana, o enfoque são os ciclistas.
Confira a programação das próximas semanas:
Motociclistas e motofretistas – 14 a 20 de maio
No Shopping Eldorado, será montado um circuito de motos para que os motociclistas possam receber um treinamento gratuito e mais informações sobre como trafegar com segurança pelas ruas da cidade. Na Marginal Pinheiros também haverá um ponto para que os motociclistas possam fazer uma avaliação geral de suas motos.
Veículos de passeio – 21 a 27 de maio
Uma das ações feitas durante essa semana será sobre o uso consciente das vagas especiais, que são voltadas para pessoas com deficiências, idosos e gestantes. Também estão programadas várias apresentações de teatro e distribuição de materiais educativos para os condutores.
Veículos coletivos e de carga – 28 a 31 de maio
Um ônibus antigo e um novo vão ficar expostos em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, e receberão o público, que conhecerá a evolução dos coletivos no decorrer dos anos.
Além da programação definida pela Prefeitura de São Paulo, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar do Maio Amarelo e sugerir programações próprias por meio do site criado para o evento.
O Maio Amarelo conta com a parceria da Fundação Bloomberg e do aplicativo 99, que vai doar 300 racks de bicicletas para os táxis pretos, justamente para incentivar a integração entre os modais (bicicleta e táxi).
Por meio do aplicativo também será possível, durante o mês de maio, participar de game dos modais que vão dar vouchers para os ganhadores. As empresas Shimano e Caloi também são parceiras do Maio Amarelo.