22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes participa da campanha de Bike ao Trabalho nesta sexta-feira, dia 12

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes participa nesta sexta-feira, dia 12 de maio de 2017, da campanha De Bike ao Trabalho, que incentiva as pessoas a usar a bicicleta como meio de transporte.

A atividade está inserida na programação do Maio Amarelo, movimento que acontece em várias partes do mundo para incentivar a convivência entre os modais e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito.

Em parceria com o Instituto CicloBR e seus voluntários, será oferecido um café da manhã das 7h às 10h desta sexta-feira para todos os ciclistas que passarem no cruzamento da Rua Domingo de Moraes com a Rua Vergueiro. No local também haverá um mecânico para fazer avaliação das bicicletas.

CURSO DE MECÂNICA DE BIKES PARA AS MULHERES

Já no sábado, dia 13 de maio, para encerrar a semana do ciclista dentro do Maio Amarelo, haverá um curso básico de mecânica de bicicletas para as mulheres. A aula é voltada para quem usa a bicicleta como meio de transporte diariamente ou só para lazer.

Na oficina, que vai acontecer na Praça Marechal Cordeiro de Farias (conhecida como Praça dos Arcos), em Higienópolis, os ciclistas vão aprender como colocar e retirar as rodas da bicicleta com maior facilidade, conhecer as principais peças e como trocar a câmara ou pneu.

Também será ensinado como usar equipamentos para prevenir furos dos pneus, indicando as causas, ações e como evitar. Ao todo, foram oferecidas 20 vagas e, devido à grande procura, já foram esgotadas. O evento será das 14h até as 17h.

Além da programação definida pela Prefeitura de São Paulo, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar do Maio Amarelo e sugerir programações próprias pelo site criado para o evento. A programação completa do Maio Amarelo também pode ser conferida neste endereço.

O Maio Amarelo conta com a parceria da Fundação Bloomberg e do aplicativo 99 que vai doar 300 racks de bicicleta para os táxis pretos, justamente para incentivar a integração entre os modais (bicicleta e táxi). Por meio do aplicativo também é possível, durante o mês de maio, participar de game dos modais que vão dar vouchers para os ganhadores. As empresas Shimano e Caloi também são parceiras do Maio Amarelo.

O QUE É O DIA DE BIKE AO TRABALHO?

O dia De Bike ao Trabalho é inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em vários cantos do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho. Maio é considerado o mês da bike ao trabalho, e cada cidade opta por uma data diferente.

Quando é o dia De Bike ao Trabalho?

No Brasil o dia De Bike ao Trabalho foi adotado para toda segunda sexta-feira do mês.

O que acontece no dia De Bike ao Trabalho?

O dia De Bike ao Trabalho é uma oportunidade para realizar quantas atividades a imaginação da pessoa permitir para promover o uso da bicicleta ao trabalho. Esse dia é destinado tanto para as pessoas que queiram começar a pedalar, quanto para organizações, empresas ou governos que queiram promover ações para seus funcionários ou cidadãos.

Quem está organizando o De Bike ao Trabalho?

A campanha deste ano está sendo promovida pelo Bike Anjo, porém qualquer pessoa pode organizar o De Bike ao Trabalho em sua cidade.

Onde começou o De Bike ao Trabalho?

O evento começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day , em 1956, pela organização League of American Bicyclists. No Brasil não há um início oficial, porém em 2013 foi o primeiro ano de ação em âmbito nacional.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS