23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

CPTM e Metrô: Saiba como obter o Bilhete Especial do Desempregado

Quem está sem emprego sente no bolso os custos de procurar uma vaga de trabalho. Pensando nisso, a CPTM e o Metrô disponibilizam um bilhete especial para quem foi demitido sem justa causa e está em busca de uma nova oportunidade.

Têm direito ao bilhete especial quem está desempregado por um período mínimo de um mês e máximo de seis meses. O interessado deve ter trabalhado pelo menos seis meses no último emprego com registro em carteira.

A isenção vale por 90 dias, não renováveis, e o bilhete especial pode ser utilizado apenas nos trens do Metrô (linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata) e da CPTM (linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade).

Mas atenção: É preciso apresentar a carteira de trabalho junto ao bilhete emitido toda vez que for utilizar alguma das linhas do Metrô ou da CPTM.

COMO SE CADASTRAR?

Bilhete Especial do Desempregado para a CPTM

Quem for utilizar a CPTM precisa solicitar a Credencial para o Trabalhador Desempregado na Estação Palmeiras-Barra Funda das linhas 7-Rubi e 8-Diamante. O horário de funcionamento do posto de atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 16h.

trabalhador desempregado cptm
Foto: Reprodução/Globo Play

Os documentos necessários são:

  • Cédula de Identidade (RG) original;
  • CPF original;​
  • Carteira de Trabalho com a baixa do último emprego;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (original);

Para outras informações você pode entrar em contato com a CPTM pelo telefone 0800 055 0121, que funciona todos os dias, por 24 horas, pelo atendimento via Chat de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 5h às 21h ou envie sua mensagem através de formulário eletrônico ou para o e-mail usuario@cptm.sp.gov.br.

Bilhete Especial do Desempregado para o Metrô

No caso do Metrô, o interessado no Bilhete Especial do Desempregado deverá se cadastrar na Estação Marechal Deodoro da Linha 3-Vermelha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados e pontes de feriados, apresentando as seguintes documentações:

  • Cédula de Identidade (RG) original;
  • CPF original;
  • Carteira de Trabalho com a baixa do último emprego;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (original);
bilhete especial do desempregado
Bilhete Especial do Desempregado

Ao ser cadastrado, o usuário receberá um único bilhete, válido por 90 dias, não renovável. O usuário deste bilhete deverá portar sempre sua carteira de trabalho. O benefício está restrito à condição de desempregado, ou seja, a partir de um novo registro em carteira.

Desde o dia 11 de setembro de 2006, no caso do usuário obter um novo emprego, o bilhete com validade passou a ser devolvido também nas estações do Metrô, mediante protocolo.

Caso o usuário, já esteja cadastrado no sistema, deverá apresentar a mesma Carteira Profissional com a qual obteve o benefício anterior.

Maiores informações sobre o Bilhete Especial do Desempregado podem ser obtidas pelos telefones (11) 3291-3934 ou (11) 3291-3935. Você também pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-770-7722 que funciona todos os dias, das 5h à meia-noite. Se preferir envie sua mensagem na seção Fale Conosco do site do Metrô.

Atenção

Não haverá reposição ou renovação do bilhete especial em caso de perda, extravio, roubo, apreensão por falta de porte de carteira profissional, danificação por mau uso ou uso indevido.

Importante

Os usuários do Bilhete Especial do Desempregado devem utilizar somente os bloqueios com a sinalização amarela e portar sempre a carteira de trabalho, exigida legalmente para identificação, pois estão sujeitos à fiscalização pelos empregados das estações.

O Metrô define algumas regras para o uso do Bilhete Especial do Desempregado: o bilhete é de uso pessoal e não deve ser emprestado para ninguém, além disso o uso indevido do bilhete poderá acarretar a apreensão ou a suspensão do benefício.

SITES ÚTEIS

Vou indicar aqui para você que está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho alguns sites de empregos para cadastramento de currículo e também sites de especialistas em recursos humanos que acompanho o trabalho deles por darem dicas úteis sobre o tema.

– Através do Portal Mais Emprego você pode consultar diversas vagas disponíveis;

– O Programa Jovem Cidadão oferece uma primeira oportunidade de inclusão no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado para estudantes, com idade entre 16 e 21 anos, do ensino médio da rede pública estadual da Região Metropolitana de São Paulo;

– No portal da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho você pode conferir as notícias e vagas referentes ao mercado de trabalho;

– No site da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo você confere as vagas disponíveis nos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, além de outras informações úteis;

– A 99jobs reúne diversas oportunidades de empresas, é uma plataforma 100% gratuita para candidatos, eles são bastante ativos nas redes sociais (Twitter, Facebook e Linkedin) com a divulgação de vagas e informações úteis;

– O famoso jornal O Amarelinho além de divulgar vagas de empregos, oferece conteúdo relevante sobre mercado de trabalho e suas oportunidades. Siga-os também no Twitter e Facebook.

– Eu acompanho o trabalho da Adriana Cubas, especialista em coaching, há cerca de dois anos. Em seu canal no YouTube (Canal do Coaching) a Adriana ensina estratégias práticas para ajudar na sua carreira profissional, desde dúvidas sobre processo seletivo até como ter uma carreira depois dos 40 anos.

Não deixei de acompanhá-la também no Instagram, Twitter e Facebook, o trabalho da Adriana é excelente! Ela faz lives com frequência no YouTube e Instagram.

– O Trampos oferece oportunidades de empregos nas áreas de comunicação e publicidade, além de oferecer um conteúdo de alta qualidade. Não deixe de segui-los no Twitter, Facebook e Instagram.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu espero que este post tenha sido bastante útil para você que estava procurando sobre como obter o Bilhete Especial do Desempregado para utilizar nos trens do Metrô e da CPTM. Se você tiver alguma dúvida adicional me envie uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br que irei te responder.

Aproveite também para seguir o Mobilidade Sampa nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS