SPTrans organiza esquema de transporte para atletas dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens

A SPTrans organizou um esquema especial para o transporte diário de mais de 800 jovens atletas com necessidades especiais para a quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que ocorrem na capital entre 20 e 25 de março.

Os atletas, de 20 países e com idades entre 13 e 21 anos, estão hospedados em um hotel no Anhembi, na zona norte da capital, e os jogos ocorrem no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, no km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, no Jabaquara, zona sul da cidade, entre as 9h e as 17h30.

Para o traslado dos atletas, foram selecionados 22 ônibus acessíveis da frota da capital, que realizam o percurso de cerca de 20 quilômetros entre o local de hospedagem e o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. Os coletivos possuem o sistema de rebaixamento da carroceria na hora do embarque e desembarque, e todos os competidores são transportados com segurança, dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e em conformidade ao Decreto Federal 5296/04 (que estabelece os critérios de acessibilidade no sistema de transporte coletivo).

O traslado dos atletas é feito das 6h às 22h, sendo por volta de quatro partidas por hora. No primeiro dia de competição, os coletivos levaram, em média, 40 minutos para realizar o percurso de cerca de 20 quilômetros.

E no período do almoço, os atletas são transportados nos ônibus do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro ao Centro de Convenções Imigrantes, onde fica o refeitório oficial do evento.

Informações complementares

O esquema de transporte coordenado pela SPTrans teve início em 16/3, quando os atletas iniciaram seus treinamentos e começaram as etapas classificatórias.

Os coletivos que prestam o serviço foram cedidos pelas empresas associadas à SPUrbanuss.

Jogos Parapan-Americanos de Jovens

A quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens começou na segunda-feira (20) em São Paulo. A competição, que termina no próximo sábado (25), contará com a participação de cerca de 800 atletas, de 20 países, com idade entre 13 e 21 anos. A entrada nos jogos é gratuita, mas sujeita à lotação do local de competição.

O evento ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, inaugurado em maio do ano passado e localizado na Rodovia dos Imigrantes. Os atletas vão competir em 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. A mascote dos jogos é Mona, uma macaca bugio, espécie encontrada em reservas de Mata Atlântica.

Confira aqui a agenda completa das competições.

Deixe um comentário