26.3 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024

Integração entre ônibus da SPTrans e trólebus da Metra será cobrada no Terminal São Mateus

A partir de 22 de janeiro de 2017, entrará em vigor no Terminal São Mateus, na zona leste, a cobrança da tarifa de integração no valor de R$ 1,00 entre as linhas municipais administradas pela SPTrans e as linhas intermunicipais geridas pela EMTU (284, 284M e 285) operadas pela concessionária Metra.

A decisão foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, de acordo com a portaria 01/2017.

A tarifa de integração será descontada diretamente por meio do Cartão BOM. Quem não tiver o Cartão BOM, terá que pagar o valor da tarifa cheia.

Os bloqueios de transferência foram instalados no terminal há algum tempo, porém somente agora a cobrança será estabelecida. O Terminal São Mateus estabelece a ligação entre São Paulo e os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá e Diadema, através do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara.

Confira aqui as linhas municipais que atendem o Terminal São Mateus.

Terminal São Mateus (Foto: Eduardo Silva)

Serviços

O Terminal São Mateus atualmente é administrado pela EMTU, porém existem alguns problemas que deixam os usuários insatisfeitos. Quando chove forte na região são comuns aparecerem infiltrações e goteiras em várias plataformas, escadas rolantes que ficam em manutenção, não tem posto de recarga do Bilhete Único e posto de atendimento da SPTrans, campanhas educativas não são frequentes, o bicicletário está desativado há muitos anos, tanto usuários, motoristas e cobradores fumam na área interna do terminal e parte dos usuários não acharam convincente a retirada das linhas 3390 São Mateus – Terminal Parque Dom Pedro II e 3141 São Mateus – Terminal Parque Dom Pedro II da área interna do terminal, os usuários são obrigados a ter que caminhar para um ponto mais distante onde ficaram o ponto final de ambas as linhas, correndo o risco de se machucar por conta da má conservação das calçadas, risco de assaltos no período da noite e as obras da Estação São Mateus da Linha 15-Prata no caminho.

A passageira Sara é usuária do Terminal São Mateus e relata os principais problemas que observa no terminal como a falta de fiscalização e infraestrutura, demora na partida dos trólebus da Metra, falta de limpeza, precariedade dos trólebus e falta de comunicação.

“Aumentar a tarifa, cobrar taxa de integração pra quê? Pra andar em ônibus sucata, que alaga tudo dentro quando chove? Pra andar de trólebus que tem odores, não tem ar condicionado, todo velho, quebrado? Trólebus com a porta quebrada, que fica batendo enquanto o motorista dirige? Esperar 30 minutos no Terminal São Mateus para aparecer algum ônibus, não ter explicação nenhuma dos funcionários? Pegar transporte parecendo uma lata de sardinha? Trólebus todo sujo por dentro e por fora, com chiclete grudado em tudo quanto é canto, papel de bolacha enfiado nos bancos. Eu não sei pra que vocês usam o dinheiro arrecadado com as passagens, porque toda vez que acaba energia não tem ônibus na linha e não tem limpeza os ônibus. Taxa de integração no Terminal São Mateus pra quê? Pra continuar não havendo fiscalização com relação aos fumantes? Pra continuar com aqueles cafezinhos improvisados na grade do terminal? Pra continuar cheio de morador de rua vindo pedir as coisas pro pessoal que tá esperando ônibus? Pra escada rolante que não funciona ou vive quebrando? Pra continuar cheio de lixo jogado pelo chão? Pombos que trazem doenças? Falta de segurança?”.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS