21.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Rodovia dos Tamoios terá primeiro verão com pedágios, mas mantém serra sem iluminação

Única estrada sob gestão privada com expectativa de registrar maior fluxo de veículos tanto no Natal quanto no Ano Novo, a Tamoios terá seu primeiro verão com pagamento de pedágio.

Desde o mês de julho, duas praças de pedágio já estão em funcionamento, e o custo para ir de São José dos Campos até Caraguatatuba é de R$ 9,70 – valor igual ao do trajeto de retorno.

Apesar disso, o motorista continua enfrentando antigos problemas, que a concessionária Tamoios havia se comprometido contratualmente a resolver antes de implementar a cobrança.

O principal deles é a falta de iluminação elétrica no trecho de serra da rodovia. Por supressão de vegetação nativa sem autorização, as obras de instalação de postes e luminárias chegaram a ser embargadas neste ano pela Fundação Florestal do Estado.

As intervenções agora prosseguem. Na semana passada equipes trabalhavam em caminhões e interditavam uma das pistas em trecho repleto de curvas, aumentando os riscos de acidentes para os motoristas nos dois sentidos.

O estado das obras era bastante desigual: havia postes com luminárias e fiação já instaladas, outros com fiação mas sem luminárias e locais apenas com postes prontos. O trecho de serra, especialmente do km 60 ao km 64, logo depois do pedágio de Paraibuna, tem volume intenso de obras, levando a desvios nas pistas e interdições.

A concessionária, que assumiu a estrada em abril de 2015, se comprometeu a concluir as obras de duplicação desse trecho de serra até 2020, por um custo estimado de R$ 2,8 bilhões. Além dessa duplicação, a concessionária também promove obras de melhorias na rodovia já existente.

Diversas passarelas para pedestres estão em construção ao longo do trajeto até o litoral, placas de sinalização e avisos na pista foram instalados ou repintados, e havia intervenções em curso para a contenção de encostas.

Quem faz o percurso entre São Paulo e Caraguatatuba com regularidade avalia que, no estágio atual, as obras poderiam levar a um cenário de longos congestionamentos nos feriados por vir.

A concessionária Tamoios informa que as obras no trecho de serra serão interrompidas até o dia 9 de janeiro para não impactar a fluidez do tráfego. Sobre a iluminação no trecho de serra, afirma aguardar uma última liberação dos órgãos ambientais para os próximos dias, e, caso isso se confirme, espera ligar a rede em fevereiro de 2017.

* Com informações do jornal Folha de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS