Falha de sistema quase causa batida de trens na Linha 2-Verde

No último dia 29/09, recebemos uma denúncia de que por volta das 10:30, dois trens quase bateram na via 2 da Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô. Um dos trens estava parado na Estação Vila Prudente e o outro foi para cima. Os trens estavam no modo automático CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), ou seja, o próprio sistema “mandou” um para cima do outro numa velocidade aproximada de 50 km/h. Um dos controladores do CCO (Centro de Controle Operacional) percebeu e começou a “gritar” com o condutor que já estava com a emergência aplicada, onde foi alinhado para a outra via, sendo esvaziado na plataforma 1. Os operadores irão encaminhar uma denúncia sobre o sistema automático CTCB para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

CTBC

O sistema CTBC (por sua sigla do inglês Communications Based Train Control), em português, sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, é um sistema de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego. Desta forma, a posição exata de um trem numa linha é conhecida com maior precisão que nos sistemas de controle tradicionais e, com isso, dita gestão do tráfico ferroviário se leva a cabo de uma forma mais eficiente e segura.

Deixe um comentário