20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Falha de sistema quase causa batida de trens na Linha 2-Verde

No último dia 29/09, recebemos uma denúncia de que por volta das 10:30, dois trens quase bateram na via 2 da Estação Vila Prudente da Linha 2-Verde do Metrô. Um dos trens estava parado na Estação Vila Prudente e o outro foi para cima. Os trens estavam no modo automático CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), ou seja, o próprio sistema “mandou” um para cima do outro numa velocidade aproximada de 50 km/h. Um dos controladores do CCO (Centro de Controle Operacional) percebeu e começou a “gritar” com o condutor que já estava com a emergência aplicada, onde foi alinhado para a outra via, sendo esvaziado na plataforma 1. Os operadores irão encaminhar uma denúncia sobre o sistema automático CTCB para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

CTBC

O sistema CTBC (por sua sigla do inglês Communications Based Train Control), em português, sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, é um sistema de controle e sinalização ferroviária que faz uso de comunicações bidirecionais entre o equipamento do trem e o equipamento na via, com o objetivo de gerenciar o tráfego. Desta forma, a posição exata de um trem numa linha é conhecida com maior precisão que nos sistemas de controle tradicionais e, com isso, dita gestão do tráfico ferroviário se leva a cabo de uma forma mais eficiente e segura.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    1 COMMENT

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS