20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Estação Itaim Paulista da CPTM terá testes gratuitos de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Para conscientizar os usuários sobre a importância da prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e quebrar o tabu existente sobre os soropositivos, a Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, receberá na próxima terça-feira (11/10) a campanha “Fique Sabendo” de prevenção às DST’s. Quem passar na estação poderá realizar testes gratuitos para sífilis e HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida).

Das 9h às 16h, a equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids) será responsável por esclarecer as dúvidas dos usuários e encaminhará os interessados em realizar exames para o trailer montado na Rua Cordão de São Francisco, lado norte da estação.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista. Um trailer ficará estacionado em frente à estação e a estimativa é de que sejam realizados cerca de 100 testes.

Responsável pela campanha, a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento Vângela Rezende explica que, por preconceito, medo ou desconhecimento, as pessoas não vão ao Centro de Testagem e Aconselhamento para se informar sobre DST ou buscar preservativos. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença. Se as pessoas não vêm fazer o teste, nós vamos até elas”, ressalta.

Testes em 20 minutos

Os testes para HIV são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o exame, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. Principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto. Para quem não puder realizar a avaliação na estação, basta procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento mais próximo para diagnóstico.

Serviço:

Testes de HIV e Sífilis – “Fique Sabendo”
Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
Data: terça-feira, 11/10
Horário: das 9h às 16h
Grátis

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS