19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Últimas apresentações: Espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”

Esta é a última oportunidade para o público conferir o espetáculo teatral “A Cidade dos Rios Invisíveis”, que tem parte da encenação dentro de um trem da Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana). Neste final de semana, o coletivo Estopô Balaio encerra a temporada na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com sessões neste sábado e domingo (08 e 09), às 14h.

A proposta é uma imersão na história dos bairros que margeiam a linha férrea. Os espectadores embarcam na Estação Brás da CPTM e recebem um fone de ouvido para escutar as narrativas poéticas sobre as paisagens avistadas em torno das estações (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

O percurso dura cerca de 40 minutos e, ao chegar na Estação Jardim Romano, os participantes desembarcam e a peça continua pelas ruas do bairro. Os ingressos são gratuitos (40 pessoas por viagem), porém é preciso se inscrever pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br

Jardim Romano: o bairro do extremo leste paulistano há cerca de dez anos sofre com alagamentos decorrentes de enchentes. No ano de 2010, o bairro ficou três meses debaixo d’água com aquela que seria a maior enchente que o Romano já teria vivido.

O espetáculo “A cidade dos rios invisíveis” é inspirado no livro “As cidades invisíveis”, de Ítalo Calvino. O espectador, munido com um fone de ouvido e MP3, segue dentro do vagão do trem avançando o olhar pelas janelas. A paisagem vai se horizontalizando e o passageiro mergulha nas fábulas que ouve e que dizem respeito a tudo aquilo que se vê emoldurado pelas janelas. Ao chegar no Jardim Romano, o público desembarca e segue pelas ruas do bairro, que estão recheadas de dança de rua, rap, intervenções, teatro e grafites que retratam a experiência dos moradores com as enchentes que assolaram esse pedaço de cidade que vive invisível ao olhar de grande parte da metrópole.

Coletivo Estopô Balaio: com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes. Este é o terceiro ano do coletivo na CPTM, resgatando as experiências e memórias de atores-moradores da zona leste.

“A Cidade dos Rios Invisíveis” – Coletivo Estopô Balaio
Datas: 8 e 9 (sábado e domingo)
Horário: às 14h (chegar 30 min antes)
Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
Obs.: as reservas devem ser feitas pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS