19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Luiza Erundina: Tarifa zero, ciclovias, redução da velocidade e Uber

A deputada federal e candidata à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, concedeu na manhã desta segunda-feira (5), duas entrevistas para as rádios Band News FM e Bandeirantes, destacamos aqui o tema mobilidade urbana, discutido durante ambas as entrevistas.

Tarifa zero

Luiza Erundina disse que, caso seja eleita, pretende implementar a tarifa zero nos ônibus. “Não é para a cidade toda e nem prontamente, mas podemos ensaiar o projeto de um ônibus circular aos finais de semana e entre alguns bairros de São Paulo. Podemos ir introduzindo e avaliando com a população”, explicou.

“Na Cidade Tiradentes, fizemos isso com um coletivo que rodava internamente. Em outras cidades do interior, essa prática também já foi realizada [Santa Bárbara D’Oeste]. Ocorre no mundo todo”, disse Luiza Erundina.

Ciclovias

A candidata disse que as ciclovias – projeto do atual prefeito de São Paulo Fernando Haddad – devem ser repensadas de forma regionalizadas. “Em algumas regiões, as ciclovias servem de lazer a esporte (exercício físico), mas o ideal é que seja vista também como transporte”, contou. “O certo é integrar o sistema de transportes: ônibus, táxi, carros, metrô, pedestre e a ciclovia”.

Faixas de ônibus

A candidata também falou que pretende expandir as faixas de ônibus para melhorar o transporte coletivo. “Temos que planejar as faixas exclusivas não só nas grandes vias expressas, mas também em outros locais. A mobilidade tem que ser pensada na Região Metropolitana, explicou a candidata.

Velocidade nas vias

Luiza Erundina também pretende manter e rever a medida de Fernando Haddad, em diminuir as velocidades das vias de São Paulo.

Para a deputada federal, a principal mudança que tem que ser feita é na “mentalidade das pessoas para que exista uma convivência entre motor, bikes, pedestres”.

“Queremos uma cidade das pessoas. O automóvel e o transporte público têm que estar a serviço das pessoas e não prejudicá-las”, explicou. “O custo dos acidentes é caro porque aumenta o gasto com SUS (Sistema Único de Saúde) e tirar a pessoa [acidentada], por meses, do trabalho”, completou.

Uber e táxi

A candidata defende o uso do aplicativo Uber, mas com uma “regulamentação mais detalhada”. Luiza Erundina também explica que os táxis precisam se modernizar. “Tem que haver um entendimento entre os dois grupos [táxi e Uber]. Em diálogo com os taxistas, é preciso atualizar o sistema convencional e incorporar plataformas digitais”.

“A Uber é um serviço com muita demanda. Se está sim é porque atende uma necessidade. A prefeitura regulamentou, mas ainda falta em termos de imposto (…) É preciso regulamentar melhor, com mais detalhes”, disse ainda Luiza Erundina.

Para a deputada federal, os motoristas da Uber não têm direito nenhum como trabalhador, como os benefícios de acidente de trabalho ou problemas de saúde.

* Com informações do Grupo Bandeirantes

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS