20.8 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

Como achar espaço para mais um milhão de pessoas na cidade?

O assunto é importante. Pelas projeções, São Paulo deve ganhar mais um milhão de habitantes nas próximas décadas, até que finalmente pare de crescer. Como e onde acomodar todo esse pessoal, se o déficit de habitação já passa de mais de 300 mil habitações?

Uma das respostas é trazer habitação, ruas, praças, emprego nas áreas em que a densidade é baixa. Duas dessas áreas podem acomodar a grande parte desse um milhão de pessoas e são objeto de grandes intervenções urbanas. A primeira é a chamada Operação Urbana Bairros do Tamanduateí, já lançada. A segunda, maior ainda, foi apresentada hoje, na reunião do Conselho Municipal de Política Urbana: o Projeto de Intervenção Urbana Arco do Tietê. A gestão atual é obrigada por lei a apresentar as bases legais e conceituais dessa grande mexida urbana na cidade, o que explica o lançamento das primeiras consultas às vésperas do final de mandato.

A área é tão grande quanto a ilha de Manhattan e engloba desde a região da Lapa de baixo até a região central, acompanhando o rio Tietê dos dois lados, numa faixa de aproximadamente 4 km de largura, por 16 km de extensão. Esse é um pedaço que hoje mistura fábricas, grandes terrenos e equipamentos públicos, estações de trem, mercados e habitação. A densidade é baixa: 65 habitantes por quilômetros quadrados, menos de 1/6 do que a dos Jardins, por exemplo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano estima que é possível dobrar isso, com estímulo à urbanização, mesclando classes sociais e empreendimentos distintos, com qualidade urbanística.

O plano ainda está na fase de início de discussões e deve gerar várias questões como financiamento, desenho urbano, incentivos econômicos, habitação e mobilidade, mas, pela abrangência, vai certamente ser objeto de atenção do próximo prefeito ou da próxima prefeita e deve durar por várias gestões.

Trata-se de uma possibilidade de organizar um pouco esse crescimento da cidade, que, apesar de parecer percentualmente pequeno, ainda deve incorporar uma população quase igual à de Campinas dentro desse território já tão castigado.

O projeto detalhado vai estar disponível em dez dias no site http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br

Fonte: O Estado de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS