Hospital Bandeirantes é um dos apoiadores oficiais da Virada Sustentável 2016

Com o lema “Sustentabilidade vai desde o ar que respiramos até a maneira como nos cuidamos”, Instituição promoverá diversas ações durante o festival

103

O conceito de sustentabilidade, muitas vezes relacionado apenas aos impactos ambientais gerados pela sociedade moderna, tem se mostrado cada vez mais amplo. Práticas como o uso racional de recursos naturais e a reciclagem são essenciais para o desenvolvimento de uma relação mais harmônica entre homem e meio ambiente. No entanto, a mudança de hábitos em prol de um cotidiano sustentável passa também pela adoção de uma vida mais saudável e ativa. Pensando nisso, o Hospital Bandeirantes apoia a edição deste ano da Virada Sustentável em São Paulo com o lema “Sustentabilidade vai desde o ar que respiramos até a maneira como nos cuidamos”.

Durante o festival o Hospital Bandeirantes promoverá ações voltadas à boa saúde e ao bem-estar. Entre elas, um passeio ciclístico, que percorrerá os arredores da Avenida Paulista e do Parque do Ibirapuera; uma gincana do pedal + caça ao tesouro no mesmo parque, na qual os participantes seguirão pistas distribuídas pelo personagem Wally, que circulará de bicicleta; uma oficina que ensinará crianças a andar de bike, também no Parque do Ibirapuera; e aulas de spinning especiais, que acontecerão ao ar livre, no heliponto do Hospital Bandeirantes. As atrações serão gratuitas, assim como toda a programação da Virada Sustentável. A ligação do Hospital Bandeirantes com o ciclismo não é casual. Entre seus serviços, a Instituição oferece um check-up esportivo voltado exclusivamente a quem já pedala ou pretende começar a praticar o ciclismo, seja de forma amadora ou buscando alta performance.

A sustentabilidade também é uma preocupação constante do Hospital Bandeirantes. Há vários anos o Hospital desenvolve ações e projetos que promovem uma relação equilibrada com a sociedade e com o meio ambiente. Dentre as medidas adotadas pelo Hospital Bandeirantes destacam-se:

• Água de Reuso: mensalmente o Hospital Bandeirantes capta, trata e reutiliza cerca de 450 mil litros de água que vão para descargas em bacias sanitárias, lavagem de fachadas e calçadas e irrigação de jardins. A ação gera não apenas economia, mas também reduz o lançamento de esgoto na rede pública.

• Reciclagem: com o projeto Recicle-se, o Hospital Bandeirantes elevou seu índice de reciclagem de materiais de 20% para 30% no último ano.

• Tecnologia limpa: quando se fala em segurança do paciente, a esterilização de materiais cirúrgicos é um dos pontos mais importantes. O Hospital Bandeirantes investiu em autoclaves ecoeficientes, que dispensam o uso de água e economizam até 150 mil litros de água por mês.

• Hospital Verde: o Bandeirantes faz parte da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, organização responsável por promover políticas e ações que melhoram o desempenho ambiental das instituições de saúde.

Para falar sobre a participação da Instituição na Virada Sustentável o diretor executivo do Hospital Bandeirantes, Rodrigo Lopes, será um dos convidados do “ContAí”, uma série de rodas de conversa com o público sobre a cidade. O encontro terá também a presença de Wellington Nogueira, coordenador geral do projeto Doutores da Alegria, Fernando Bignardi (Universidade Federal de São Paulo) e Evangelina Vormitagg, diretora executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

Consulte aqui a programação completa da Virada Sustentável.

Deixe seu comentário