Furto de fios deixa um semáforo apagado por dia na capital paulista

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registra por dia, em média, um caso de semáforo apagado por causa do furto de fios em São Paulo. De janeiro a junho de 2016 foram furtados mais de 22 mil metros de cabos elétricos na cidade. O número é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 26 mil metros foram furtados.

Na madrugada desta terça (19), o furto de cabos de semáforo ocorreu no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua dos Gusmões, no Centro.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Um funcionário da CET que não quer se identificar diz que este mês já é a oitava vez que a companhia troca os cabos dos semáforos no local. Ele revela que os ladrões usam a linha chilena – a mesma usada em pipas – pra cortar fios e cabos.

Segundo a CET, só na região do Brooklin, desde maio foram onze roubos de fios e cabos em semáforos. Quatro boletins de ocorrência foram registrados.

“A reposição disso é difícil a gente sabe que tem que manter um estoque muito grande de cabos e tem que fazer uma manutenção constante periódica para poder garantir. Muitas vezes a gente troca num dia na mesma noite os cabos são roubados novamente”, afirma Tadeu Leite, diretor de planejamento da CET.

Investigação

Um vídeo feito pela Polícia Civil mostra um galpão em Itaquaquecetuba onde funcionava a base de uma dessas quadrilhas. Nela, os policiais encontraram máquinas para separar e fundir o cobre, que é o que tem valor e é revendido pelos bandidos. No local foram apreendidas quatro toneladas de fios e cabos. Dois homens foram presos por receptação.

A delegacia que investiga esse tipo de crime diz que realiza operações como essa em ferros-velhos a cada duas semanas. “Já foram presos sete receptadores e tem 30 inquéritos instaurados por esse tipo de crime”, revela o delegado Jan Plzak.

A CET informou que substitui todos os cabos furtados. E que está trabalhando no aterramento dos controladores e dos cabos elétricos para evitar a ação dos ladrões.

Fonte: G1

Deixe um comentário