Estudante de engenharia criou aplicativo com música de Tim Maia para lembrar motorista de acender farol

311
Tim Maia

Um universitário goiano criou em 2016 um aplicativo de celular que ajudava os motoristas a se lembrarem de acender o farol durante o dia enquanto trafegam por rodovias. Em julho de 2016, uma lei federal determinou este procedimento.

Segundo Hebert Valim Barbosa, assim que o veículo se aproximava de uma estrada, o programa emitia um alerta e tocava a música Acenda o farol, de Tim Maia.

Hebert Valim Barbosa, que cursou engenharia de produção, explicou na época que o aplicativo funcionava quando o carro se chegava a cerca de 70 metros da rodovia através do GPS. No entanto, mesmo que o aparelho não estivesse conectado à internet, era possível ser avisado da necessidade de ligar o farol.

“Além do toque, ele mostra a notificação. Se não tiver internet, o usuário seleciona a velocidade que ele quiser e o veículo alcançando essa velocidade determinada, ele vai encaminhar a notificação da mesma maneira”, afirmou o universitário na época.

Na época, quem fosse flagrado fora da conformidade, tinha que pagar multa de R$ 85,00 e perdia quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A criação do aplicativo tinha o objetivo de ajudar motoristas que ainda esquecem-se da regra.

O aplicativo se chamava Acenda o farol e esteve disponível para smartphones com sistema Android e iOS.

Deixe seu comentário