Estudante de engenharia criou aplicativo com música de Tim Maia para lembrar motorista de acender farol

Um universitário goiano criou em 2016 um aplicativo de celular que ajudava os motoristas a se lembrarem de acender o farol durante o dia enquanto trafegam por rodovias. Em julho de 2016, uma lei federal determinou este procedimento.

Segundo Hebert Valim Barbosa, assim que o veículo se aproximava de uma estrada, o programa emitia um alerta e tocava a música Acenda o farol, de Tim Maia.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Hebert Valim Barbosa, que cursou engenharia de produção, explicou na época que o aplicativo funcionava quando o carro se chegava a cerca de 70 metros da rodovia através do GPS. No entanto, mesmo que o aparelho não estivesse conectado à internet, era possível ser avisado da necessidade de ligar o farol.

    “Além do toque, ele mostra a notificação. Se não tiver internet, o usuário seleciona a velocidade que ele quiser e o veículo alcançando essa velocidade determinada, ele vai encaminhar a notificação da mesma maneira”, afirmou o universitário na época.

    Na época, quem fosse flagrado fora da conformidade, tinha que pagar multa de R$ 85,00 e perdia quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A criação do aplicativo tinha o objetivo de ajudar motoristas que ainda esquecem-se da regra.

    O aplicativo se chamava Acenda o farol e esteve disponível para smartphones com sistema Android e iOS.

    Deixe um comentário