Férias escolares, tempo de curtir ainda mais a “Linha da Cultura” do Metrô

75
Linha da Cultura Arte e Cultura Programação cultural
Foto: Rogerinho Ferradura

A “Linha da Cultura” do Metrô durante o mês de julho oferece várias atrações para os usuários habituais do transporte metroviário e também para o público em geral. O roteiro dá a oportunidade, por exemplo, de se aproximar da figura mitológica da Medusa, do habitat de animais selvagens, da arte milenar japonesa do Ikebana, além de peças de teatro e apresentações musicais.

No dia 6, às 17h30 e 18h, os atores Lucas Romano, da novela “Amor à Vida”, e Gustavo Vierling, de “Tarzan – O musical”, trazem à Estação Santa Cecília a peça “Mente Mentira”, clássico do americano Sam Shepard. O esquete de 15 minutos tem como temática conflitos familiares e de gênero envolvidos pela solidão e a violência na década de 80.

A Medusa, grande personagem da Mitologia Grega, ocupa a Vitrine da Estação São Bento, a partir do dia 10, sem que observadores corram o perigo de serem transformados em pedra, conforme a crença original. Nesta obra de Lara Iglesias, o objetivo é chamar a atenção para as diversas potencialidades do ser humano e suas limitações no dia a dia. A peça é fundida em bronze, com cubos de madeira e placa de acrílico espelhado.

Na Estação Sé, as 29 fotografias de Luciano Candisani em “Floresta Viva” revelam a natureza praticamente intocada da Reserva Votorantim – Legado das Águas Vivas. São imagens de animais como a onça parda, muriquis, cobras e uma série de outros bichos ameaçados de extinção, flagrados em seu habitat natural por meio de diversos equipamentos de última geração.

No dia 21, na Estação Liberdade, os usuários terão a oportunidade de montar um arranjo floral na Oficina de Ikebana, às 12h. Além das flores, os arranjos desta arte milenar japonesa são compostos por folhas, galhos, frutos e plantas secas, utilizados normalmente como oferenda religiosa.

Na Estação Marechal Deodoro, dia 19, ao meio-dia, tem apresentação de “10 minutos de Ópera”, onde as canções de Heitor Villa-Lobos ganham a interpretação dos solistas da Academia de Ópera do Theatro São Pedro. O repertório inclui vários trechos de obras clássicas do consagrado compositor brasileiro.

Ainda com destaque para a cultura erudita, a Vitrine de Figurinos de Óperas, na mesma Estação Marechal Deodoro, expõe o traje de “Sancho Pança”, interpretado por Eduardo Amir na peça “Dom Quixote”, de Jules Massenet. Inspirada no grande clássico espanhol de Cervantes, o espetáculo esteve em cartaz no Theatro São Pedro e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre março e abril deste ano.

No dia 28, às 17h, a Estação República tem a visita especial de Eduardo Kusdra, que apresenta seu trabalho mais recente: “Terra, Ar, Água e Fogo”. O músico de composições instrumentais é também produtor e arrajandor independente com mais de 30 anos de carreira, tendo estudado piano e orquestração em Nova Iorque e participado do seminário Mix with the Masters no ano de 2014.

Acesse a programação completa da “Linha da Cultura” no link http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linhacultura/programacao.aspx e saiba mais sobre as iniciativas culturais do Metrô.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here