18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de São Paulo entrega novo trecho do Complexo Viário Ponte Baixa

A população do M’Boi Mirim, zona sul, recebeu nesta segunda-feira (16) um novo trecho do Complexo Viário Ponte Baixa. Mais 800 metros da avenida Luiz Gushiken foram abertos, entre a rua José Barros Magaldi e a rua Amitaba. A obra entregue nesta manhã favorece principalmente a mobilidade da população do Jardim São Luís. A intervenção inclui canalização do córrego, ciclovia e corredor de ônibus.

“Esta é a maior obra viária em 20 anos na cidade de São Paulo. Uma obra desse porte beneficia mais de 500 mil pessoas, o povo que mora lá no Horizonte Azul, na avenida dos Funcionários Públicos, na Baronesa. Estas pessoas vão poupar 30 a 40 minutos por dia para chegar ao seu posto de trabalho. Não é só uma avenida: é uma obra de drenagem, de mobilidade urbana e é uma intervenção urbana, porque toda essa região vai valorizar”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, após vistoriar o novo trecho.

Com a liberação desse novo trecho, a avenida Luiz Gushiken passa a ter três quilômetros concluídos, entre a avenida Guido Caloi e a rua Amitaba. A extensão conta com corredor de ônibus e ciclovia bidirecionais e seis novos acessos à avenida. A região ganhou uma nova passarela e uma nova parada de ônibus. “A SPTrans está trabalhando na retirada de linhas da Estrada do M’Boi Mirim para jogar para cá, para desafogar. Com este corredor de ônibus e mais as faixas exclusivas, o usuário do coletivo vai do Jardim Ângela até o Centro. A pessoa chega mais rápido”, anunciou o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

A via foi iluminada com 153 luminárias de LED e possui calçadas verdes. Foram ainda entregues nesta segunda-feira 800 metros de canalização do córrego Ponte Baixa e 6 mil metros quadrados do parque linear do Jardim Letícia.

O complexo vai desafogar o trânsito da Estrada do M’Boi Mirim, que é o principal eixo viário de acesso à região de Santo Amaro pelos moradores do Jardim São Luís, do Jardim Ângela e de parte de municípios como Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra. O empreendimento integra um conjunto de obras que visam melhorar a mobilidade da zona sul. “Nós já terminamos a requalificação do corredor de ônibus da M’Boi Mirim, terminamos o binário Santo Amaro, que facilita o acesso ao corredor de ônibus e já contratamos a obra de extensão do corredor até a fronteira do munícipio. Vamos dar ordem de início da duplicação da ponte do Aracati”, explicou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe.

Complexo

Atualmente, as obras do Complexo Ponte Baixa estão 80% concluídas. Estão em andamento a canalização de 150 metros do córrego Jardim Letícia e a construção de viaduto junto à rua Daniel Klein. A via elevada fará a ligação da estrada de M’Boi Mirim com a avenida Luiz Gushiken e está com três dos sete apoios executados. A previsão de entrega é setembro de 2016. A obra tem investimento total de R$ 765 milhões, dos programas de Aceleração do Crescimento e Minha Casa Minha Vida e da Prefeitura de São Paulo.

A avenida Luiz Gushiken foi aberta com dois quilômetros de extensão em 2014. Conta com dois viadutos no trevo da avenida Guido Caloi, corredor de ônibus e ciclovia. Neste trecho, a canalização do córrego, que era de 4 metros de largura, passou para 16,5 metros.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS