Greve de ônibus em Guarulhos pode ter início nesta terça-feira (31)

Com a persistência do impasse na negociação salarial entre empresários que atuam no sistema de transporte público da cidade de Guarulhos e o Sincoverg (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo), que representa os profissionais da categoria, a entidade sindical deve optar em assembleia que começará por volta das 16h, por interromper as atividades operacionais nesta terça-feira (31/5).

A data base para oficializar o índice ou percentual de reajuste se expirou no último dia (1/5). O reajuste deve ter como base a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) durante o período de maio de 2015 a abril de 2016, que registrou a marca de quase 10%. Na sexta-feira (20/5), os condutores paralisaram as atividades por aproximadamente 4 horas.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Segundo o presidente do Sincoverg, Maurício Branquinho, o encontro da última quarta-feira (25/5) entre as partes não evoluiu e o cenário permaneceu da forma em que se encontra. Maurício Brinquinho também revelou que os empresários que atuam no setor de transporte público não ofertaram qualquer proposta para que pudessem ser apresentada aos colaboradores da categoria. Assim, o mandatário não descartou a possibilidade de haver a paralisação das atividades nesta terça-feira (31/5) à tarde.

“O encontro foi muito ruim. Não querem nem mesmo repor as perdas do último período. Alegam crise, queda de passageiros. Não é isso que mostram os números, que levantamos na Secretaria de Transportes, no mesmo período, que indicam aumento, inclusive. Terça-feira (31/5) às 16h, estaremos realizando uma grande assembleia para determinar os rumos da negociação e se não houver proposta, digna de ser avaliada, o Sincoverg vai propor greve geral”, explicou o sindicalista.

São transportados diariamente cerca de 600 mil passageiros em uma frota de 600 veículos.

Fonte: Guarulhos Web

Deixe um comentário