​Estação Estudantes da CPTM é marco zero do projeto Rota da Luz

Inspirado no Caminho de Santigo de Compostela, famosa peregrinação espanhola, o Estado de São Paulo ganhará neste domingo, dia 3, a Rota da Luz SP, no trajeto entre Mogi das Cruzes e Aparecida.

A Estação Estudantes, que pertence à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi escolhida como ponto de partida da rota. Na estação, que serve à Linha 11-Coral (Luz – Estudantes), poderão ser adquiridos mapas e informativos de apoio. O local também ganhou um totem com QR Code (código quadrado em 2D que pode ser scaneado pela câmera fotográfica do celular) para ser utilizado por quem tem o aplicativo da Rota da Luz.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O percurso de 194 quilômetros leva em média seis dias para ser concluído. Cada município tem um carimbo diferente, que registra as cidades integrantes do roteiro de fé. No total, são nove: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

    A ideia de criar a rota surgiu a partir da necessidade de segurança dos peregrinos, já que muitos fazem o trajeto caminhando pelas rodovias, sujeitos a acidentes ao dividir espaço com os veículos. O novo caminho é formado por estradas secundárias, podendo inclusive ser feito a cavalo ou de bicicleta, o que permite aos turistas apreciar a natureza, aproximando-se da realidade local.

    Todo o percurso é sinalizado com placas indicativas e os caminhantes poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site. Ao completar 70% da rota ou o carimbo de três cidades, os viajantes poderão retirar seu certificado de participação no site oficial.

    A rota da Luz também conta com pontos de apoio e pousadas, os chamados “Amigos do Peregrino” que oferecem serviços para ajudar as pessoas a chegarem bem ao seu destino. Para quem deseja começar pelo marco zero, na Estação Estudantes, basta utilizar a Linha 11-Coral da CPTM, que atende 22 municípios por meio de seis linhas.

    Deixe um comentário