Teste mostra que uso do Rodoanel em São Paulo dá vantagem a caminhões

Mais de 10% dos caminhões que usam as avenidas de São Paulo como atalho para ir de uma cidade a outra, não precisam entrar na capital. Um teste realizado pelo telejornal SPTV da TV Globo mostrou que usar o Rodoanel significa economia de tempo e dinheiro. Para o Rodoanel ficar completo, falta concluir o trecho norte. As obras começaram em março de 2013 e devem terminar em junho de 2017.

Os caminhões usados no teste sairam de um ponto próximo à Rodovia Anhanguera e foram para o mesmo lugar, na Rodovia Anchieta. Um deles foi por dentro da cidade e o outro pelo rodoanel, andando 30 km a mais.

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  • O motorista que foi por dentro da cidade encontrou trânsito pesado. Para chegar à Anchieta, demorou duas horas e vinte minutos a uma velocidade média de 24 km/h. O motorista que foi pelo rodoanel demorou metade do tempo: uma hora e vinte e três minutos, com economia de combustível, pneus e freios.

    Para Sérgio Ejzenberg, especialista em mobilidade urbana, o Rodoanel alivia o tráfego de caminhões, mas não é a solução, porque já está se transformando em uma grande avenida urbana.

    “Ou a gente consegue retirar os automóveis da rua através de transporte de massa ou o rodoanel vai congestionar também e daqui a cinco, seis anos ser como a marginal era há dez anos”, afirmou.

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