Sistema CBTC passa a operar em dias da semana na Linha 2-Verde do Metrô

263
Linha 2-Verde Super-Heróis Carnaval Estação Sacomã da Linha 2-Verde do Metrô Volta do feriado Metrô
Estação Sacomã da Linha 2-Verde do Metrô (Foto: Léo M. Santos/Creative Commons BY-SA 1.0)

O sistema de controle de trens baseado em comunicação (conhecido pela sigla CBTC) passou a ser usado durante a semana na Linha 2-Verde, que liga as estações Vila Prudente, na zona leste, a Vila Madalena, na zona oeste.

O sistema, em substituição ao antigo ATC, era testado aos finais de semana, quando a Linha 2-Verde tem movimento reduzido. A mudança foi notada nos trens modernizados da frota J, que possuem configuração para operar com esta tecnologia.

Posteriormente, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha deverão começar a testar o CBTC. Quando tiver esse recurso em funcionamento será possível reduzir os intervalos entre os trens com segurança, visto que o ATC tem limitações técnicas.

O Metrô adquiriu a nova sinalização da empresa Alstom em 2008 e previa a implantação da operação para 2010, porém a operação ocorreu apenas entre as estações Vila Prudente e Sacomã, desde a inauguração das estações. A funcionalidade poderá aumentar a capacidade de transportar mais passageiros com segurança e conforto.

Nas linhas 4-Amarela e 15-Prata o sistema já foi concebido desde o início da operação de ambas as linhas.

Deixe seu comentário