Seguranças da CPTM agridem usuário e outro passageiro que filmava cena

O internauta Willian Santana mandou para o portal G1 um vídeo mostrando um segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agredindo um jovem dentro de um trem da Linha 9-Esmeralda durante uma fiscalização contra o comércio ilegal nos trens (veja o vídeo aqui). A polícia investiga o caso. A CPTM diz que os agentes de segurança são terceirizados e foram afastados preventivamente.

A agressão aconteceu no sábado (30/1), por volta das 16h20. William Santana conta que entrou na Estação Jurubatuba e percebeu que já havia um clima de tensão entre seguranças e o rapaz. Na Estação Cidade Jardim, os seguranças se aproximaram e pediram para o jovem abrir a mochila, desconfiando que ele fosse um ambulante. Pouco depois, um dos seguranças agarra o rapaz pelo pescoço e o empurra.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Willian conta que o rapaz agredido dizia não ser vendedor, mas que estava se deslocando em direção a um bloco de pré-carnaval.

    O mesmo segurança que colocou a mão no pescoço do jovem derrubou depois o celular de Santana, que filmava tudo. “Eles são despreparados. Querem ser juiz e polícia ao mesmo tempo”, diz ele defendendo ações educativas e administativas em vez de agressões contra o comércio irregular.

    O internauta conta que também foi puxado para fora do trem pelos seguranças durante a confusão, mas que foi ajudado por outros passageiros. Para não ter seu celular “confiscado”, chutou o aparelho para baixo de um banco para recuperá-lo depois.

    Segurança da CPTM também deu um tapa no internauta que filmava a abordagem (Foto: William Santana)

    A CPTM afirmou que agentes terceirizados faziam apreensão de mercadorias de comércio irregular na Estação Pinheiros e que entraram em “conflito” com um usuário que teria defendido os ambulantes. Agentes da segurança da CPTM interviram e encaminharam todos os envolvidos ao Delpom, onde foi registrado um Termo Circunstanciado.

    A empresa disse ainda repudiar o uso da violência e que está colaborando com a polícia. Enquanto a investigação sobre o fato não é concluída, os agentes envolvidos foram afastados preventivamente.

    Fonte: G1 São Paulo

    Deixe um comentário