Inauguração da nova estação Suzano da Linha 11-Coral será nesta quinta-feira (11)

A inauguração da nova estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será nesta quinta-feira (11), às 10 horas. A abertura do novo terminal ferroviário da Linha 11-Coral terá a presença do governador Geraldo Alckmin.

Trata-se apenas da primeira etapa das obras, uma vez que a passarela sobre a Rua Doutor Prudente de Moraes, que futuramente ficará aberta 24 horas, ainda não foi iniciada. Outros setores como a plataforma sul e o prédio administrativo ainda não foram concluídos e ficarão para o final deste ano.

Por parte da Prefeitura, a Secretaria de Serviços e Manutenção, concluiu na última quarta-feira (10), as obras de implantação de uma baia para ônibus na Prudente de Moraes. A parada já deve entrar em funcionamento com a nova estação de trem. São cerca de 180 metros de extensão e cinco metros de largura. Agora, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Setrans) faz a sinalização do espaço e instala os pontos de ônibus no local.

O recuo adentra em 1,2 metro o terreno da CPTM e vai desde a altura do 601 da Prudente de Moraes – sentido Mogi-Suzano – até próximo ao início da Rua General Francisco Glicério. A baia terá capacidade para atender aproximadamente dez ônibus simultaneamente.

Ainda com agenda na região, Geraldo Alckmin vai a Mogi das Cruzes, ao meio-dia, para entregar os prédios reformados das delegacias Seccional e de Defesa da Mulher (DDM) e distribuir 36 novas viaturas para as polícias Civil e Militar do Alto Tietê.

Em janeiro, prefeito de Suzano e funcionários da CPTM vistoriaram as obras (Foto: Fernando Araújo)

Estação

A entrega da obra encerra uma das maiores ‘novelas’ da CPTM na região. Tudo porque a finalização dos trabalhos foi adiada inúmeras vezes. Eles estavam inicialmente previstos para serem concluídos em 2013, mas se arrastaram por quase 3 anos.

A previsão é que 80 mil pessoas utilizem diariamente a nova estação. O investimento na obra foi de quase R$ 50 milhões e existe a previsão que, ao término dos trabalhos, a nova estação de Suzano terá ligação direta com o Aeroporto de Cumbica. Isso porque todas as composições da Linha 12-Safira partirão de Suzano, interligando com a futura estação Engenheiro Goulart.

Outros projetos

A CPTM tem, em fase de elaboração, os projetos básicos que contemplarão melhorias nas estações ferroviárias de Itaquaquecetuba (linha 12-Safira) e Jundiapeba e Braz Cubas (linha 11-Coral).

* As informações são do Jornal Plural e do Alto Tietê 24 Horas

Deixe um comentário