20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Governo de São Paulo é obrigado a aplicar verba de multa na melhoria do trânsito

A Justiça decidiu nesta quarta-feira (10) que o Governo do Estado de São Paulo deve identificar todo o dinheiro arrecadado com multas para que ele seja gasto em melhorias do trânsito, como manda a lei. Segundo o Ministério Público, atualmente, o dinheiro das multas cai nas contas do governo e é usado como parte do orçamento para pagar todo tipo de despesa.

A ação do Ministério Público teve como base os dados do Tribunal de Contas do Estado de 2014, quando a gestão estadual arrecadou R$230 milhões com multas. No fim do ano passado, o Ministério Público conseguiu uma liminar proibindo a Prefeitura de São Paulo de pagar salários da CET com dinheiro das multas.

A liminar foi cassada antes do carnaval. O Ministério Público já recorreu da decisão, pedindo que o dinheiro seja aplicado no trânsito, conforme determina a lei.

“Acaba se tornando uma fonte paralela de arrecadação de dinheiro por parte de governantes. Multa não é tributo, multa não é imposto, multa é apenas para se reverter para melhoria no trânsito e para educação no trânsito. Usar a multa como forma de imposto é absolutamente ilegal”, defende o promotor Marcelo Milani.

A Prefeitura de São Paulo informou que só deve falar sobre o assunto quando sair uma nova decisão judicial. Já o Governo do Estado de São Paulo disse que todos os recursos das multas são aplicados conforme manda a lei. E que a Procuradoria Geral do Estado não foi notificada dessa decisão, e assim que isso acontecer irá recorrer.

Fonte: G1 São Paulo

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS