15.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Protesto de estudantes fecha o cruzamento das avenidas Faria Lima e Rebouças

Alunos de escolas ocupadas em protesto contra a reestruturação escolar em São Paulo bloquearam a Avenida Brigadeiro Faria Lima, importante via na Zona Oeste da cidade, na manhã desta segunda-feira (30). A manifestação ocorreu de forma pacífica e foi acompanhada à distância por policiais militares. Cerca de 100 alunos participavam do ato. O ato terminou no fim da manhã.

Alunos da Escola Estadual Fernão Dias Paes, que fica em Pinheiros, e de outras escolas da Zona Oeste bloquearam totalmente, às 7h25, a Avenida Brigadeiro Faria Lima, no cruzamento com a Avenida Rebouças. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 12h20 havia 3 km de filas no corredor formado pelas avenidas Eusébio Matoso e Francisco Morato. O desvio era feito pelo Túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello.

Quem trafegava pela Avenida Brigadeiro Faria Lima encontrava 2 km de filas (entre as avenidas Pedroso de Moraes e a Eusébio Matoso). Os corredores de ônibus das avenidas Eusébio Matoso e Rebouças também eram afetados. Passageiros desceram dos ônibus e seguiram seus caminhos a pé.

Outras travessas das avenidas Rebouças e Faria Lima tinham trânsito acima da média. Os motoristas eram orientados a evitar a região. O reflexo do congestionamento chegava à Marginal Pinheiros. Quem trafegava pelo sentido Interlagos encontrava, no horário, 3 km de filas entre a Rodovia Castelo Branco e a Ponte do Jaguaré. A Rodovia Raposo Tavares também tinha lentidão na chegada à capital.

Princípio de tumulto

Durante o ato, os estudantes utilizaram cadeiras escolares para ocupar as vias. Em vídeos postados em redes sociais de manifestantes, cerca de 30 policiais militares aparecem tentando retirar as cadeiras para liberar o trânsito. Após PMs e manifestantes se empurrarem e discutirem, os policiais recuaram e os alunos voltaram para a rua.

A Escola Estadual Fernão Dias Paes está ocupada por alunos contrários à reforma do ensino e a Procuradoria Geral do Estado afirmou que vai entrar na Justiça para retirá-los.

A reforma vai fechar 94 escolas e reestruturar várias outras para unidades de ciclo único (apenas 1º ao 5º anos, 6º ao 9º anos ou ensino médio). Atualmente, a escola Fernão Dias Paes tem turmas do ensino fundamental dos anos finais (6º ao 9º ano) e do ensino médio. Em 2016, com a reorganização do ensino, a escola passará a ter apenas o ensino médio. Os alunos do ensino fundamental serão transferidos, segundo a Secretaria da Educação.

Vias da região de Pinheiros ficaram travadas por causa de protesto (Foto: G1)
Protesto trava avenidas Rebouças e Eusébio Matoso (Foto: Reprodução/TV Globo)

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS