A forte chuva que atingiu a avenida Paulista, na região central de São Paulo, fez com que os organizadores cancelassem o 2º Passeio Ciclístico pela Saúde e contra a Aids. Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a pedalada pela avenida Paulista estava marcada para às 14h deste domingo (29) e antecipava os eventos do Dia Mundial da Aids (1º/12).
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O evento, adiado para o próximo domingo (6) tinha como objetivo alertar para o aumento do HIV entre adolescentes e jovens, além de promover o lançamento do programa Viva Melhor Sabendo Jovem, uma estratégia de ampliação do acesso de adolescentes e jovens à testagem do HIV.
O evento chama a atenção para a taxa de detecção do vírus HIV, que praticamente triplicou entre os adolescentes do sexo masculino em São Paulo, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde. O relatório apresentado na quinta-feira (26) tem informações similares ao cenário do resto do País – e também coincidem com estudo divulgado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) sobre a mortalidade de adolescentes por conta da Aids.
A chuva acabou cancelando o passeio passeio ciclístico, que pretendia alertar e informar os jovens, além de oferecer testes de HIV gratuitos para os participantes.
Eram esperados no evento o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, a chefe do Programa de HIV/aids do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque, a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, Eliana Battaggia Gutierrez, e o jovem mobilizador da ONG Viração Welton Gabriel.
Funcionários trabalhavam na desmontagem das estruturas neste domingo (29), após a chuva cancelar o passeio ciclístico. O evento teria partida da Praça do Ciclista, no começo da avenida Paulista.
Alguns ciclistas ainda aproveitaram uma trégua na chuva para tentar um passeio pela avenida Paulista.
Poucos metros adiante, ativistas se concentravam no vão do MASP para um protesto contra o desmatamento e outras agressões ao meio ambiente.
Com capas de chuva e cartazes contra empresas, os ativistas lembraram o rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais.
A chuva espantou os ciclistas da Paulista neste domingo (29).
Fonte: R7
Fotos: Tiago Alcantara/R7