CPTM lança Programa de Voluntariado

A partir deste mês, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passou a fazer parte do ainda seleto grupo de instituições públicas que possuem internamente um Programa de Voluntariado – prática já estabelecida em empresas privadas.

Para se ter uma ideia do alcance do Programa, a CPTM possui 8.600 empregados atuantes em 22 municípios da região metropolitana de São Paulo. Se apenas 20% deles se tornarem voluntários, serão 1.720 pessoas desenvolvendo alguma ação social.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A ideia de criar o Programa de Voluntariado veio de Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, presidente da CPTM desde março deste ano. Paulo é voluntário desde 2002 e já deu aulas em favelas do Rio de Janeiro – com temas desde entender gráficos a sobre importância de ir à escola – e, por oito anos, distribuiu sopa de segunda a sexta, às 19h30, em Fortaleza (Ceará). “Ao doar seu tempo, seu trabalho e seu talento, o voluntário se transforma internamente e também aprende.”

    O Programa funcionará em parceria com ONGs e institutos sem fins lucrativos cadastrados no Fundo Social de Solidariedade. A primeira atividade envolveu a distribuição de 262 brinquedos doados pelos empregados da Companhia para fazer a felicidade dos pequenos carentes no “Dia da Criança”. Metade dos brinquedos foi entregue pessoalmente por voluntários, no dia 17 de outubro, à Comunidade Kolping – que atende crianças, adolescentes e idosos carentes da região de Guaianases, na zona leste da capital. A outra parte das doações foi encaminhada à ONG Amigos do Bem, que tem como missão transformar vidas no sertão nordestino.

    O próximo passo do “Voluntários CPTM –Unidos pelos Trilhos” será realizar uma pesquisa com os empregados interessados no programa para identificar quais atividades eles poderão participar. A partir desse resultado, serão fechadas novas parcerias.

    Deixe um comentário