Secretário de Transportes Jilmar Tatto participa de seminário sobre mobilidade urbana e valoriza conquistas da cidade

Jilmar Tatto integrou painel de debates da 29ª edição do Seminário Nacional NTU

Ganho de até quatro horas por semana no tempo de viagem dos passageiros de ônibus, diminuição no número de acidentes de trânsito, democratização do uso do sistema viário e melhoria da qualidade de vida na cidade. Essas são algumas das conquistas destacadas pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro, na abertura do Seminário Nacional NTU 2015, que está sendo realizado no Transamerica Expo Center, na Zona Sul de São Paulo, pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU).

O secretário Tatto representou o prefeito Fernando Haddad no evento. Ele participou do primeiro painel de debates do Seminário, que tem como tema a Prioridade ao Coletivo por uma Mobilidade Sustentável, e falou sobre a importância da implantação das faixas exclusivas para a mobilidade urbana na capital.

Novidades no setor de transporte foram conferidas pelo secretário durante a Feira Transpúblico. Foto: Sidnei Santos/SPTrans

Segundo o secretário, o ganho no tempo de viagem dos passageiros após a criação de 390 km de faixas de circulação exclusivas à direita nas vias desde 2013 chega a 4 horas por semana. “O usuário do transporte tem um ganho na qualidade de vida, mais horas para descansar ou aproveitar seu tempo, além de uma melhora na saúde, com a redução da poluição”, afirmou.

Outra medida importante da atual gestão no âmbito da mobilidade urbana, a redução do limite de velocidade máxima em vias da cidade foi lembrada por Tatto, que apresentou os resultados obtidos até agora pela medida. “Além de diminuir os acidentes em 30%, que é o principal motivo da redução, a lentidão na cidade teve queda de aproximadamente 6% nas avenidas e 12% nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros”, informou.

Tatto também destacou a necessidade de criar formas de democratizar a conta do transporte público, compartilhando parte da tarifa também com os usuários dos carros, responsáveis por 80% da ocupação do sistema viário.

Após a realização do debate, o secretário visitou os estandes da Feira Transpúblico, que está sendo realizada no mesmo local do Seminário, que tem atividades até amanhã, 3 de setembro.

Deixe um comentário