15.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

São Paulo sedia 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Nos dias 08 a 11 de setembro a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) realizará a 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo (SP), no Centro de Convenções Frei Caneca.

Em sua última edição o evento atraiu mais de 3.000 pessoas, entre empresários, presidentes, superintendentes, diretores, gerentes e especialistas do setor, além de jornalistas, estudantes e outros interessados.

Para este ano está previsto a realização de 11 painéis temáticos, além da apresentação de mais de 50 trabalhos técnicos.

As inscrições poderão ser feitas no local do evento a partir das 12h.

Paralelamente ao congresso, será realizada a Metroferr 2015, que reúne as empresas do setor para uma exposição de produtos e serviços com novidades do mercado metroferroviário.

Na abertura da 21ª Semana, no dia 8, acontecerá a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários, iniciativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com AEAMESP. Irão concorrer 14 artigos técnicos divididos em três categorias:

Categoria 1: Políticas públicas, planejamento urbano, mobilidade sustentável, planejamento e concepção de sistemas de transporte;

Categoria 2: Financiamento (funding) e gestão de empreendimentos de transporte;

Categoria 3: Tecnologias de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte.

Na edição 2015 os três melhores artigos técnicos receberão um prêmio de cinco mil reais cada um, e todos os finalistas ganharão um diploma e um troféu, comemorativos a participação no evento.

Programação completa no site da AEAMESP:
http://semana.aeamesp.org.br/21a/

Segundo o engenheiro eletricista e consultor de transportes, Peter Alouche, o encontro é um dos mais importantes do sistema metroferroviários do Brasil, porque reúne representantes dos metrôs, trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) do país inteiro, e representantes da América Latina para discutir questões técnicas relacionadas ao setor.

Peter Aloucho explica que determinar os custos de uma linha de metrô não é uma coisa fácil. “É um empreendimento muito complexo, compreendendo multiplicidade de atores: financiadores, fornecedores, construtores, usuários. Até uma usina nuclear é mais fácil de dimencionar os custos do que os do metrô, porque ele é espalhado na cidade, é amplo na sua dimensão, sua vida útil é de 100 anos, enquanto a eletrônica é de 10 anos. Então, não é fácil a implantação de um metrô”.

O engenheiro eletricista diz que cada projeto de metrô específico depende em primeiro lugar da oferta: “a oferta é importante na determinação do custo do metrô. O metrô na sua implantação é muito complexo, porque depende do traçado da linha,da topografia, da geologia, das interferências e do tempo de implantação”, esclarece Peter Aloucho.

* Com informações da EBC Rádios e da Revista Ferroviária

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS