A prefeitura de Londres, no Reino Unido, está testando uma nova tecnologia que dará mais tempo aos ciclistas nos semáforos em cruzamentos nos horários de pico – ajudando, assim, a melhorar o trânsito da cidade.
Segundo o órgão de transporte público do município, o Transport for London (TfL), um sistema inteligente será capaz de identificar a quantidade de ciclistas circulando em uma rota. Isso permitirá que o tempo de abertura dos semáforos seja maior quando houver mais pessoas de bicicleta nas ruas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O sistema se parece muito com o inovador projeto chamado SCOOT, o qual aumenta o tempo nos semáforos quando há muitos pedestres aguardando para atravessar uma rua.
Para realizar os testes, os especialistas utilizaram duas novas tecnologias: uma baseada em radar, e outra térmica, para detectar a temperatura dos ciclistas na zona de identificação com mais eficiência.
E a tecnologia não poderia chegar em melhor hora. Segundo o Transport for London, a população de ciclistas pela cidade bate novos recordes a cada ano. Segundo o órgão, o número de viagens de bicicleta aumentou para 610 mil por dia, a uma média de 5%. Isso significa 23 milhões de trajetos feitos sobre duas rodas.
Por enquanto, o sistema está funcionando apenas entre a Cable St. e a Cycle Superhighway 3. De acordo com a prefeitura da cidade, a ideia é adaptar a nova tecnologia às necessidades de trânsito de Londres e aplicá-las em larga escala.
Fonte: Revista Info