Falha em equipamento provoca lentidão de mais de 3 horas na Linha 2-Verde

523
Entrada do Metrô Sacomã. Imagem da Ingrid Nascimento.

Problema, que começou às 6h30, só foi solucionado às 10h30.
Plataformas ficaram lotadas e passageiros reclamaram da demora.

Os trens da Linha 2-Verde do Metrô circularam com muita lentidão e maior tempo de parada por mais de três horas e meia na manhã desta quarta-feira (17/6) por causa de um problema com equipamento de via entre as estações Vila Prudente e Sacomã.

Para evitar tumulto nas plataformas, o Metrô restringiu os acessos nas catracas das estações Vila Prudente, Sacomã e Tamanduateí. A integração com a linha 10-Turquesa da CPTM na estação Tamanduateí chegou a ficar temporariamente fechada.

O problema aconteceu no sentido Vila Madalena, mas prejudicou quem se deslocava no sentido Vila Prudente também. Entre 9h30 e 10h30, os trens circularam por via única entre as estações Vila Prudente e Alto do Ipiranga, o que afetou a circulação em toda a linha. Dessa forma, apenas um trem por vez passava em cada sentido.

As plataformas ficaram lotadas. Por volta de 9h30, o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) da SPTrans foi acionado entre Vila Prudente e Alto do Ipiranga. A empresa não divulgou o porque da demora em acionar o sistema de ônibus de emergência. Segundo a SPTrans, 12 ônibus foram enviados para atender aos usuários e às 10h20 o Metrô havia suspendido a utilização dos ônibus.

A linha, que liga a Vila Prudente à Vila Madalena, transporta 525 mil passageiros por dia. Muitos passageiros relatam, que as falhas na linha são frequentes.

Essa não é a primeira vez que isso acontece na Linha 2-Verde. Sempre tem problemas no trecho entre as estações Vila Prudente e Alto do Ipiranga. E esse ano já é a terceira paralisação. Seja por conta dos trens “reformados” que sempre dão algum problema ou seja por conta do sistema nesse trecho que vive tendo de ser reiniciado.

Em nota, o Metrô afirmou que “todos os sistemas de metrô do mundo estão sujeitos a falhas e interferências e elas são compatíveis ao número de viagens realizadas, quilometragem percorrida e quantidade de passageiros transportados”. Ainda segundo a companhia, o Metrô de São Paulo transporta mais de 4,7 milhões de pessoas por dia, totalizando cerca de 4,5 mil viagens.

O Metrô disponibiliza em seu site a Declaração de Ocorrências para o usuário justificar o atraso no trabalho ou escola.

metro2

 

Mais problemas

Os três da Linha 1-Azul também circularam com velocidade reduzida na manhã desta quarta (17). O motivo da lentidão era uma interferência na via, segundo o Metrô. O problema foi notificado às 4h42 e resolvido por volta das 5h35, quase uma hora depois.

CPTM

Os trens da Linha 10-Turquesa chegaram a operar com intervalos maiores das 10h43 até 11h09, entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra, devido à falha em um trem.

Deixe seu comentário