18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

CET ‘entra’ nos bairros para multar motoristas

Agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vão intensificar a fiscalização, a partir de agosto, em 250 pontos da cidade, entre eles vias movimentadas dentro dos bairros, para flagrar motoristas que desrespeitam as leis de trânsito por não ver a fiscalização. Os agentes pretendem coibir a falta do cinto de segurança, falar ao celular e até mesmo a falta de seta para fazer conversões.

A CET vai usar uma pesquisa que mapeou as infrações de trânsito na capital para fazer fiscalizações mais heterogêneas. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, atualmente os marronzinhos costumam multar motoristas que trafegam pelos grandes eixos, como as avenidas Rebouças, Paulista, Radial Leste e 23 de Maio.

“A diferença da fiscalização aleatória é o efeito surpresa. O motorista precisa ter a sensação de que poderá ser fiscalizado a qualquer momento”, disse, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. “Assim, mesmo em um bairro distante pode ter um agente na esquina”, ameaçou.

Proporcionalmente, domingo é o dia da semana com mais motoristas descuidados ao volante, segundo a pesquisa apresentada na reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São Paulo.

O levantamento mostra que 55% dos motoristas cometem ao menos uma infração pelas vias da cidade. Ainda segundo o estudo, realizado entre março e maio de 2015, de cada 4,4 mil infração no trânsito, somente uma resulta multa.

“Se existe uma indústria da multa ela está na idade da máquina a vapor enquanto a das infrações está na velocidade da luz”, afirmou o consultor em Engenharia de Transporte de Pessoas Horácio Figueira, um dos coordenadores do estudo.

Os tipos de infração pesquisadas foram uso de seta, cinto de segurança, braço para fora do veículo, falar ao celular, desrespeito à faixa de pedestre e semáforo vermelho, à sinalização de pare e falta de capacete para motociclistas.

A pesquisa analisou 15.370 veículos em quatro cruzamentos nas cinco zonas da cidade (leia mais abaixo).

A Secretaria Municipal de Transportes também anunciou a instalação 80 lombofaixas (faixa de pedestre em relevo) nas alças de acesso das marginais Tietê e Pinheiros para tentar reduzir atropelamentos.

Fonte: Diário de São Paulo

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS