Virada da Saúde tem palestras, exames e orientações em São Paulo

Palestra sobre luto na capela do cemitério da Consolação, exposição sobre as grandes epidemias no Instituto Butantã, exame físico e orientação nutricional no Largo da Batata.

São algumas das mais de cem atividades gratuitas que acontecem em várias regiões da cidade de São Paulo até domingo (12) durante a primeira Virada Cultural da Saúde.

Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde e pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, com parceria de várias instituições, a virada tem programação nas áreas médico-assistencial, com mutirões de prevenção, diagnóstico e tratamento; de bem-estar, com atividades de lazer, esporte, nutrição, meditação; e em educação e cultura, com palestras, exposição, teatro e filmes sobre saúde.

“É fundamental que as pessoas possam interagir com os espaços da cidade na construção de ações voltadas à qualidade de vida e ao autocuidado em saúde”, afirma o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Jr.

Dashboard 1

Nesta quinta (9) e sexta-feira (10), uma carreta estará no largo da Batata para um grande mutirão contra a obesidade. Nela, 15 nutricionistas da USP farão avaliação nutricional, medição de peso, altura e circunferência abdominal, além de orientarem as pessoas sobre como montar um prato saudável. Também haverá oficinas de culinária.

Em tempos de dengue e chikungunya, uma exposição interativa no Instituto Butantan vai informar sobre as grandes epidemias que atingem o país e o resto do mundo. Doenças como Aids, meningite e ebola também serão abordadas. Serão oferecidas visitas guiadas para grupos fechados, de hora em hora.

Na amanhã desta sexta, das 8h às 11h, acontece um curso de primeiros socorros voltado a crianças, no parque do Ibirapuera.

À tarde, o psiquiatra José Anibal Torri Franco participa de uma roda de conversa sobre luto, na capela do Cemitério da Consolação. Ele falará sobre terapias e tratamentos. Às 19h30, ocorre um debate sobre prevenção ao suicídio no centro de São Paulo.

No sábado (11), no parque do Ibirapuera, o público poderá visitar uma instalação inflável gigante em formato de camisinha e participar de intervenções lúdicas desenvolvidas para ensinar o uso adequado do preservativo e alertar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

No domingo, haverá apresentação do maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica no Armazém da Cidade, na Vila Madalena.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário