Prometido para a Copa do Mundo, trem para aeroporto de Guarulhos fica para 2017

622

Prometido inicialmente para a Copa do Mundo, a linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para o aeroporto internacional de Guarulhos só deve ser concluída daqui a dois anos.

Em maio de 2012, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia afirmado que a linha 13-Jade ficaria pronta até a Copa, mas as obras só começaram no final de 2013, com previsão de entrega em 18 meses, ou seja, no primeiro semestre deste ano.

A CPTM admite o atraso e alega esperar por verbas da União para iniciar a contratação de sinalização e sistemas de telecomunicação da linha, incluída no PAC Mobilidade.

O Ministério das Cidades, por sua vez, informa que, antes de assinar o contrato, o Estado precisa solucionar pendências de titularidade, licenciamento e engenharia. Em resposta, a CPTM afirmou que, como cada projeto é diferente, a documentação seria incluída no contrato –informação contestada pelo ministério.

O especialista em transportes Sérgio Ejzenberg afirma que a falta de uma linha entre a capital e o aeroporto de Cumbica é muito ruim. “É quase inacreditável não termos uma ligação sobre trilhos para o maior aeroporto da América Latina. Nós recebemos os turistas com congestionamento na estrada, isso desestimula o turismo”, diz.

Para ele, quando estiver pronta, a linha 13-Jade também ajudará a desafogar as vias Dutra e Ayrton Senna, congestionadas devido ao intenso movimento entre Guarulhos e São Paulo. Segundo o IBGE, 146 mil pessoas trafegam entre os dois municípios por dia, fazendo do trajeto o mais movimentado do país.

Além do aeroporto, a linha 13-Jade da CPTM terá estação no Parque Cecap, em Guarulhos.

Fonte: Metro Jornal

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here