Obrigatoriedade do extintor tipo ABC é adiada

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou por mais 90 dias a obrigatoriedade dos novos extintores veiculares ABC – nova data passa a ser 1º de julho de 2015. A decisão atende a um pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A falta de oferta deste equipamento de segurança foi o principal motivo para o adiamento da obrigatoriedade.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Esta é a segunda prorrogação do prazo limite. Inicialmente, a substituição do extintor tipo BC pelo ABC deveria ser feita até 1º de janeiro. No entanto, pela falta de oferta do equipamento, a data foi ampliada por mais 90 dias. Agora, o Contran volta a prolongar o prazo por mais 90 dias.

    BC E ABC

    As siglas BC e ABC diferenciam os extintores por tipo de uso. Os do tipo BC são eficazes no combate a incêndio causado por líquidos inflamáveis, além de equipamentos elétricos, como bateria ou qualquer tipo de fiação. O extintor do tipo ABC, por sua vez, também é capaz de dissipar chamas propagadas em materiais sólidos (tapete, banco, entre outros componentes).

    MULTA

    A obrigatoriedade do uso do extintor tipo ABC vale para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, caminhão-trator, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. O proprietário do veículo que não estiver em conformidade com a lei a partir de 1º de julho fica sujeito a multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

    Fonte: WebMotors

    Deixe um comentário