Raio interrompe circulação de trens da Linha 9-Esmeralda nesta terça-feira, dia 13

Um raio atingiu a rede de fornecimento de energia da Linha 9-Esmeralda da CPTM na noite desta terça-feira (13), por volta das 20h25, provocando o rompimento de um cabo entre as estações Socorro e Jurubatuba e interrompendo a circulação de trens em toda a linha.

Por volta das 22h, os trens voltaram a circular no trecho entre Osasco e Pinheiros. Quinze minutos depois, foi a vez do trecho entre o Grajaú e Santo Amaro ser normalizado.

Por volta das 22h30, o sistema estava paralisado entre as estações Pinheiros e Santo Amaro. A Operação Paese, com ônibus circulando entre esta estações Pinheiros e Santo Amaro, foi acionada a partir das 21h30, segundo a CPTM. Devido à paralisação do sistema, as plataformas ficaram lotadas de passageiros. Todo o sistema foi normalizado a partir das 23h.

Muitos usuários relataram via Twitter os problemas nas estações:

@filcosta: “Há 29 minutos na estação Cidade Jardim sentido Grajaú e não passa um trem.”

“vocês estão falando em maior intervalo. Não é verdade, o trem está estacionado! Quando normaliza? Falta de respeito com os usuários”

@cecizig: “fiação estourou na estação Morumbi sentido Grajaú. Trem parado. Foi uma explosão 🙁 susto.”

“há + de 30 minutos parado na estação Granja Julieta por falta de energia, mas o app da cptm diz velocidade reduzida. MENTIRA!!!!”

@monize_falcao: “em pinheiros estava um caos total, só encaminhavam o pessoal pro terminal para pegar o ônibus, ninguém informou nada sobre reembolso de passagem”

Trem sendo evacuado na estação Granja Julieta. Foto: Adeir Lopes