19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Metrô lança edital para a construção da Estação Morumbi da Linha 17-Ouro

Foi lançado nesta quinta-feira (30/03) o edital de licitação para a construção da Estação Morumbi do Monotrilho da Linha 17-Ouro. A nova estação será elevada e ficará na Marginal Pinheiros, entre a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM e a margem do rio Pinheiros, na altura da rua Engenheiro Mesquita Sampaio, permitindo acesso rápido e gratuito à Linha 9-Esmeralda. A contratação também inclui obras de adequações na Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com a construção de um mezanino ao final da plataforma, além do acréscimo de duas escadas rolantes, elevador e uma escada fixa.

A nova estação da Linha 17-Ouro terá 8.600 metros quadrados de área construída, contando com duas plataformas laterais de 60 metros cada, ventilação e iluminação natural, além de captação de água pluvial para limpeza das calçadas e irrigação dos jardins.

Planejada para ser totalmente acessível, a estação terá piso tátil, quatro elevadores, oito escadas rolantes, cinco escadas fixas, além de dois bloqueios especiais. O acesso também será facilitado para quem utiliza bicicleta, com a construção de dois bicicletários, sendo que um ficará ao lado da ciclovia da Marginal Pinheiros e o outro no acesso principal, na Avenida das Nações Unidas.

A Estação Morumbi será a última estação do trecho prioritário da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 quilômetros de extensão e oito estações, entre as estações Congonhas e Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM, além de conexão com a Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo. Atualmente, cerca de 900 pessoas trabalham nas obras de implantação da Linha 17-Ouro e no pátio de manutenção. A expectativa é de concluir o trecho em julho de 2019, atendendo a 185 mil usuários por dia.

Leia também:

Governo estadual lança edital de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro

CPTM publica mais dois editais para obras da Linha 9-Esmeralda

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS