Metrô lança edital para a construção da Estação Morumbi da Linha 17-Ouro

Estação terá acesso à rede de trens da CPTM pela Linha 9-Esmeralda

0
555
Foto: Divulgação

Foi lançado nesta quinta-feira (30/03) o edital de licitação para a construção da Estação Morumbi do Monotrilho da Linha 17-Ouro. A nova estação será elevada e ficará na Marginal Pinheiros, entre a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM e a margem do rio Pinheiros, na altura da rua Engenheiro Mesquita Sampaio, permitindo acesso rápido e gratuito à Linha 9-Esmeralda. A contratação também inclui obras de adequações na Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com a construção de um mezanino ao final da plataforma, além do acréscimo de duas escadas rolantes, elevador e uma escada fixa.

A nova estação da Linha 17-Ouro terá 8.600 metros quadrados de área construída, contando com duas plataformas laterais de 60 metros cada, ventilação e iluminação natural, além de captação de água pluvial para limpeza das calçadas e irrigação dos jardins.

Planejada para ser totalmente acessível, a estação terá piso tátil, quatro elevadores, oito escadas rolantes, cinco escadas fixas, além de dois bloqueios especiais. O acesso também será facilitado para quem utiliza bicicleta, com a construção de dois bicicletários, sendo que um ficará ao lado da ciclovia da Marginal Pinheiros e o outro no acesso principal, na Avenida das Nações Unidas.

A Estação Morumbi será a última estação do trecho prioritário da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 quilômetros de extensão e oito estações, entre as estações Congonhas e Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM, além de conexão com a Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo. Atualmente, cerca de 900 pessoas trabalham nas obras de implantação da Linha 17-Ouro e no pátio de manutenção. A expectativa é de concluir o trecho em julho de 2019, atendendo a 185 mil usuários por dia.

Leia também:

Governo estadual lança edital de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro

CPTM publica mais dois editais para obras da Linha 9-Esmeralda

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO