Expansão da Linha 2-Verde terá maior tuneladora da América Latina

A expansão da Linha 2-Verde do Metrô avança com a chegada da maior tuneladora da América Latina. O equipamento, que escavará 7 quilômetros entre a Penha e Guarulhos, promete acelerar as obras e beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas com a ampliação do metrô na Zona Leste de São Paulo.

Tuneladora gigante para a Linha 2-Verde

A segunda tuneladora destinada à expansão da Linha 2-Verde recebeu apresentação oficial pela fabricante chinesa CREG (China Railway Engineering Equipment Group). Conhecida como tatuzão, a máquina impressiona com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso total de 2.600 toneladas, superando a antiga maior tuneladora da América Latina, a Cora Coralina, que pesa 2.100 toneladas.

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  • Este equipamento do tipo Dual Mode – EPB (Earth Pressure Balance) e modo aberto – garante segurança e eficiência em diferentes tipos de solo. A capacidade de avanço chega a 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha, o que representa um avanço significativo para as obras da Linha 2-Verde.

    Impactos da expansão da Linha 2-Verde

    A expansão da Linha 2-Verde vai conectar a Penha à cidade de Guarulhos, integrando-se à Linha 3-Vermelha. O projeto inclui a construção de oito novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

    Com a extensão total chegando a 23 quilômetros, a Linha 2-Verde se tornará a mais extensa do sistema metroviário de São Paulo. Essa ampliação reduzirá o tempo de trajeto para os moradores da Zona Leste e ajudará a redistribuir o fluxo de passageiros em toda a rede sobre trilhos, melhorando a mobilidade urbana.

    Cronograma e detalhes técnicos da tuneladora

    A cerimônia de apresentação da tuneladora ocorreu na sede da fabricante em Shanghai, China, com a presença de representantes do Metrô e das empresas parceiras do projeto. O equipamento embarcará para o Brasil ainda em 2025, com chegada prevista para o primeiro trimestre de 2026.

    A montagem da tuneladora e o início da escavação estão programados para o primeiro semestre de 2026. Assim, duas tuneladoras trabalharão simultaneamente na extensão da linha, acelerando o progresso das obras.

    Ficha técnica da tuneladora:

    • Fabricante: CREG (China Railway Engineering Equipment Group)
    • Tipo: TBM Dual Mode – EPB (Pressão Balanceada de Terra) e modo aberto
    • Comprimento: aproximadamente 133 metros
    • Peso total: cerca de 2.600 toneladas
    • Diâmetro da roda de corte: 11,67 metros
    • Produção média: até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha

    A chegada dessa tecnologia reforça o compromisso com a modernização e expansão do sistema metroviário, beneficiando diretamente a população da capital paulista e Região Metropolitana.

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