Para Haddad, PPP é uma das alternativas para modernização do Anhembi

O prefeito Fernando Haddad afirmou na tarde da segunda-feira (27/04) que o Anhembi precisa ser modernizado e que a parceria público-privada (PPP) é uma das alternativas para a obtenção de recursos para o investimento no local. A afirmação foi feita após almoço com representantes da comunidade judaica, na Associação Brasileira Hebraica de São Paulo.

“O Anhembi precisa ser atualizado. Se ele não for modernizado, ele vai começar a perder cliente em função da concorrência. Nós temos três concorrentes fortes, que estão mais aparelhados do que o Anhembi para captar novos negócios. Temos duas possibilidades: modernizá-lo com dinheiro público, tirando de Habitação, Saúde, Educação, Transporte, etc, ou fazer uma parceria público-privada, em que o investidor privado moderniza o Anhembi, o explora e o devolve ao final na concessão ou parceria – que é o que foi feito no Centro de Exposições Imigrantes. Não é uma venda do patrimônio. É uma concessão ou PPP, em que você capta do setor privado os recursos necessários para modernizar o parque, que ao final é um bem reversível, [isto é,] volta para a administração pública”, destacou Haddad.

Os três fortes concorrentes citados por Haddad são o Expo Center Norte, o Transamérica Expo Center e o Centro de Exposições Imigrantes, este último do governo do Estado, concedido a um parceiro privado, em modelo semelhante ao que deverá ser adotado no Anhembi.

“Se tudo der certo, pois estamos ainda em fase prospectiva, a ideia é somar esforços com o parceiro privado, que faz o investimento, e depois de ter o seu investimento amortizado, ele devolve para a municipalidade”, afirmou o prefeito.

A declaração de Haddad se deu em resposta à reportagem “Haddad vai privatizar Anhembi”, publicada hoje na Folha de S.Paulo (A1 e B7, 27/04/2015). Conforme já esclarecido em nota, não existe a intenção de privatizar o Anhembi. A SPTuris, empresa de turismo e eventos ligada à Prefeitura e responsável pela administração do complexo, fará um chamamento público por projetos de parceria (PPP) que economizem recursos públicos ao mesmo tempo em que proporcionem as necessárias modernização, otimização, expansão e manutenção do Anhembi.

O modelo da futura parceria ainda não está definido – poderá ser uma concessão, sociedade ou outro tipo de PPP. O chamamento é para apresentação de projetos e soluções, mas caberá à Prefeitura modelar, regular e dispor sobre os termos e condições da parceria e da execução dos serviços.