22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Evento promovido pela FEI debaterá a implantação das ciclovias na cidade de São Paulo

– Gratuito e aberto ao público, o evento tratará de um assunto que está sendo bastante discutido na cidade

– Especialistas da área participarão de debate sobre o tema

O Departamento de Administração do Centro Universitário da FEI promove no dia 13/05, quarta-feira, das 14h30 às 18h, no campus São Paulo da Instituição, o evento “Mobilidade urbana em SP: ciclovias em debate”. De acordo com o professor doutor de Administração da FEI, Jacques Demajorovic, o objetivo do encontro é ”contribuir para o debate sobre os desafios e perspectivas para integração de ciclovias no sistema de mobilidade urbana na cidade de São Paulo, destacando sua relação com o aspecto econômico, ambiental e social”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.fei.edu.br/mobilidadeurbana.

Para falar sobre o tema, haverá um debate com a presença de especialistas da área:

· Jornalista José Roberto de Toledo (colunista do jornal portal Estadão.com), que falará sobre a relação das bicicletas com a economia da capital paulista, tais como o desenvolvimento de bicicletas elétricas pelas grandes montadoras de automóveis;

· Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Banco Itaú, empresa parceira do projeto ‘Bike Sampa’, sistema de empréstimos e aluguel de bicicletas da cidade de São Paulo;

· Arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa que discutirá o planejamento cicloviário e a relação com a educação e a cultura da sociedade na implantação de ciclovias;

· Professora Thais Mauad, do Departamento de Patologia e pesquisadora do laboratório de poluição atmosférica da Universidade de São Paulo – USP, que discorrerá sobre a saúde e o impacto da poluição aos ciclistas das grandes cidades.

O evento também recebe o aluno do curso de Administração da FEI, Lucas Rodrigues Lamas, que apresentará seu projeto: equipamento que utiliza o movimento das pedaladas para gerar energia e manter as luzes dos faróis e lanternas da bicicleta acesas. A tecnologia também permite ao ciclista carregar um aparelho celular ou um GPS.

Além dessas apresentações, os visitantes poderão conhecer a exposição Bike Innovation com quatro protótipos de bicicletas desenvolvidas por alunos e professor de Engenharia Mecânica da FEI. São duas réplicas de bicicletas feitas de madeira, uma criada por Leonardo da Vinci (1490) e outra pelo francês Conde Mede de Sivrac (1790) – e dois modelos futuristas. Além das bikes, um uniforme para ciclistas também faz parte da mostra. A vestimenta foi desenvolvida e confeccionada pelo departamento de Engenharia Têxtil da FEI com tecnologias que contribuem para um bom desempenho dos atletas.

Os presentes também terão oportunidade de participar de uma oficina, feita em parceria com a empresa Base Bike Store, sobre os cuidados com a bicicleta e receber noções de manutenção preventiva, além de esclarecimentos sobre a importância de acessórios e equipamentos de segurança.

Serviço:
Data: 13 de maio de 2015
Horário: das 14h30 às 18h
Local: Centro Universitário da FEI, campus São Paulo (Rua Tamandaré, 688 – Liberdade – SP)
Inscrições: Gratuitas através do site www.fei.edu.br/mobilidadeurbana
Vá de bike – Estacionamento no local

Sobre a FEI – O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana “Pe. Sabóia de Medeiros”, fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS