Os operadores de trem da concessionária ViaMobilidade irão assumir o comando das cabines dos trens da frota P da Linha 5-Lilás a partir do próximo sábado, dia 7 de julho, e também os consoles do Centro de Controle Operacional, sob o acompanhamento dos funcionários do Metrô de São Paulo durante todo o dia.
Até então, os operadores de trem e os empregados do Centro de Controle Operacional da ViaMobilidade assumiam os consoles em horários reduzidos, fora dos horários de pico, visando não impactar a operação plena dos trens.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Confira abaixo as etapas de transição:
TRANSIÇÃO
Nas últimas semanas, agentes de segurança e auxiliares de embarque da ViaMobilidade têm sido vistos com frequência nas estações da Linha 5-Lilás e o quadro de funcionários deve aumentar.
É importante ressaltar que desde que foi assinado o contrato de concessão da Linha 5-Lilás entre o Governo do Estado de São Paulo e a ViaMobilidade, a concessionária tem realizado a transição de 120 dias junto com o Metrô de São Paulo.
Esta etapa de transição serve para os funcionários da concessionária se habituarem com o ambiente das estações e das plataformas. Nas redes sociais, os passageiros da Linha 5-Lilás notaram que com a presença dos funcionários nas plataformas já foi possível perceber uma melhora no embarque e desembarque das estações.
A concessionária ViaMobilidade assume a linha em definitivo no próximo dia 4 de agosto.
Confira abaixo um vídeo do canal da Rede Noticiando no YouTube onde mostra os túneis da Linha 5-Lilás direto da cabine de um trem da frota P.
TRENS DAS FROTAS F E P
Uma dúvida comum dos passageiros da Linha 5-Lilás é se os trens vão receber alguma nova pintura e alguma identificação da concessionária ViaMobilidade ou se será mantido o padrão atual do Metrô.
O site Rede Noticiando questionou a assessoria de imprensa da concessionária sobre o assunto que se limitou a dizer que a ”ViaMobilidade não vai se posicionar sobre nenhum tema até o momento que assumir a operação da Linha 5-Lilás”.
O Metrô de São Paulo também foi questionado a respeito do mesmo assunto e a companhia informou que “a concessionária ViaMobilidade assumirá integralmente a operação da Linha-5 Lilás a partir de agosto, cabendo a ela determinar a identidade visual de todos os trens que operará”.
De toda forma, somente no mês de agosto saberemos se os trens das frotas P e F vão estampar a logomarca da ViaMobilidade em sua identidade visual.
CONCESSÃO DA LINHA 5-LILÁS
O consórcio ViaMobilidade ganhou o leilão de concessão em janeiro deste ano para operar e administrar a Linha 5-Lilás e a futura Linha 17-Ouro do Monotrilho.
O contrato foi assinado em abril e será válido por 20 anos, deste então um período de transição tem sido realizado entre o Metrô de São Paulo e a ViaMobilidade, no dia 4 de agosto, inicia-se oficialmente a operação da concessionária.
Vamos acompanhar se a ViaMobilidade trará para a Linha 5-Lilás algumas das tecnologias aplicadas nas estações da Linha 4-Amarela como o painel da plataforma de embarque onde mostra em quanto tempo o próximo trem irá chegar, além do nível de lotação do trem.