Dificuldades visuais provocadas pela opacidade do cristalino poderão ser detectadas em triagem que será realizada em posto instalado no Espaço Cultural da CPTM
A Estação Brás da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] será um dos postos de inscrição para o 16º Mutirão de Cirurgia da Catarata, ação que visa avaliar a necessidade para exames de acuidade visual. De 6 de abril a 8 de maio, das 9 às 17 horas, dois voluntários treinados pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, organizador da ação, prestarão esclarecimentos sobre a doença que provoca perda da transparência do cristalino.
A campanha, gratuita, é aberta para pessoas com mais de 50 anos e que tenham dificuldades para enxergar. Após avaliação nesta triagem, aqueles que apresentarem necessidade de cirurgia serão encaminhados para consulta com um especialista, cuja data e local serão informados previamente aos inscritos.
A iniciativa é promovida há 14 anos e é considerada a mais importante ação de saúde ocular em São Paulo. Em 2014, registrou 3.645 inscritos e 1.780 cirurgias realizadas.
A doença
A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho que era transparente e que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos. A enfermidade afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo.
Serviço
Evento: Mutirão da Cirurgia da Catarata
Local: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
Data: 06/04 a 08/05
Horário: 9h às 17h , exceto no último dia, quando a ação se encerrará às 16h