Estação Brás da CPTM recebe inscrições para cirurgia de catarata

Dificuldades visuais provocadas pela opacidade do cristalino poderão ser detectadas em triagem que será realizada em posto instalado no Espaço Cultural da CPTM

catara

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A Estação Brás da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] será um dos postos de inscrição para o 16º Mutirão de Cirurgia da Catarata, ação que visa avaliar a necessidade para exames de acuidade visual. De 6 de abril a 8 de maio, das 9 às 17 horas, dois voluntários treinados pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, organizador da ação, prestarão esclarecimentos sobre a doença que provoca perda da transparência do cristalino.

    A campanha, gratuita, é aberta para pessoas com mais de 50 anos e que tenham dificuldades para enxergar. Após avaliação nesta triagem, aqueles que apresentarem necessidade de cirurgia serão encaminhados para consulta com um especialista, cuja data e local serão informados previamente aos inscritos.

    A iniciativa é promovida há 14 anos e é considerada a mais importante ação de saúde ocular em São Paulo. Em 2014, registrou 3.645 inscritos e 1.780 cirurgias realizadas.

    A doença

    A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho que era transparente e que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos. A enfermidade afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo.

    Serviço
    Evento: Mutirão da Cirurgia da Catarata
    Local: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
    Data: 06/04 a 08/05
    Horário: 9h às 17h , exceto no último dia, quando a ação se encerrará às 16h