Nesta sexta-feira, dia 6 de abril, a CPTM entregou para a população as obras de modernização do novo prédio da Estação Jardim Belval da Linha 8-Diamante, localizada na Rua Grupo Bandeirantes, sem número, na cidade de Barueri. Um dos destaques do projeto arquitetônico é o domus envidraçado, que permite a iluminação natural do mezanino de 820 metros quadrados. O investimento na estação, que atende a Linha 8-Diamante, foi de cerca R$ 49,5 milhões.
Após as intervenções, a Estação Jardim Belval, passou de 1.730 m² de área construída para 3.171 m² de área construída. Para proporcionar mais facilidade no deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, foram instalados três elevadores e uma escada rolante. A estação também conta com banheiros comuns e adaptados, piso e rotas táteis, comunicação em Braille, além de passarela aberta 24 horas.
O mezanino foi revestido com piso de alto tráfego, as plataformas e passarela da estação ganharam cobertura metálica e bancos. O projeto também contemplou bilheterias blindadas para maior segurança, linha de bloqueio com nove catracas novas para facilitar o acesso à estação, além de um bicicletário com 120 vagas.
As obras permitiram a readequação do layout das salas técnicas e operacionais. A estação também dispõe de novo sistema de monitoramento por câmeras internas de segurança, equipamentos e sistema de combate a incêndio, gerador de energia e luminárias, além da modernização das instalações elétricas.
No quesito sustentabilidade, foi implantado um sistema de captação de água de chuva, que, após tratamento, é utilizada na limpeza e nos banheiros. A comunicação visual moderna facilita o deslocamento dos usuários no interior do edifício, que também ganhou lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável.
Além das melhorias nas instalações da CPTM, foram realizadas obras de paisagismo e urbanismo no entorno da estação e passarela externa para pedestres.