Durante o Grande Prêmio de São Paulo 2025, a ViaMobilidade desempenhou papel fundamental ao transportar 116 mil pessoas, representando quase 38,2% do público total do evento. Entre os dias 7 e 9 de novembro, mais de 303 mil pessoas participaram do maior evento automobilístico do país, e a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 garantiu o acesso eficiente e sustentável ao Autódromo de Interlagos.
ViaMobilidade e a operação especial no Grande Prêmio de São Paulo
A operação especial da ViaMobilidade destacou-se como estratégica para a região e para grandes eventos em São Paulo. Dentre os usuários, 13 mil optaram pelo serviço exclusivo do Trem Expresso GPSP 2025, enquanto outras 103 mil utilizaram a operação regular. João Pita, diretor comercial da Motiva, ressaltou o crescimento constante do número de clientes que retornam após experiências positivas em festivais e shows. Recomendando o serviço para amigos e familiares.
Além disso, a ViaMobilidade recebeu pessoas de diferentes partes do mundo, que reconheceram a qualidade e eficiência do transporte sobre trilhos, comparável às melhores experiências internacionais. Esse sucesso resulta de planejamento rigoroso e dedicação das equipes, fortalecendo a confiança dos parceiros comerciais que oferecem uma jornada completa para o público. Iniciando antes mesmo da chegada ao evento.
ViaMobilidade como alternativa sustentável para grandes eventos
A operação especial da ViaMobilidade evitou a emissão de 56 toneladas de CO₂ na atmosfera durante o evento, o que equivale ao impacto positivo do plantio de 404 árvores nativas. Essa análise considerou o deslocamento de 116 mil pessoas por trem até o Autódromo de Interlagos. Substituindo trajetos que, se realizados por ônibus, vans ou automóveis particulares, gerariam uma pegada de carbono muito maior.
O trem destacou-se não apenas pela agilidade e previsibilidade, mas também como uma alternativa sustentável que contribui diretamente para a redução da poluição. E para a melhoria da qualidade do ar na Região Metropolitana. O cálculo levou em conta o número de passageiros transportados, a distância percorrida e a intensidade média de emissão de cada modal (gCO₂e/passageiro.km).
O papel estratégico da concessionária na mobilidade urbana
No caso do Grande Prêmio de São Paulo, o transporte metroferroviário apresentou intensidade física de 3,7 gCO₂e por passageiro.km, índice muito inferior ao registrado por ônibus (73,1), automóveis (39,9) e vans (20,4). Esses dados confirmam o papel estratégico da operação da ViaMobilidade na promoção de uma mobilidade urbana mais limpa e eficiente.
A ViaMobilidade reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade do serviço, consolidando-se como uma opção preferida para o transporte em grandes eventos. E para o dia a dia da população da região metropolitana de São Paulo.
Com a ViaMobilidade, o público do Grande Prêmio de São Paulo 2025 experimentou uma jornada completa, eficiente e sustentável, que começa antes mesmo da chegada ao evento e contribui para um futuro mais verde e conectado.
